https://boutiquedosrelogios.pt/pt/natal

Entregas Portugal Continental | Compre ainda hoje até as 14h30 e receba a tempo do Natal

ALIANÇA ENTRE LUXO E SUSTENTABILIDADE

A Range Rover sempre foi sinónimo de luxo, inovação e robustez. O Range Rover Velar S P404e, a versão híbrida plug-in deste SUV, não é excepção. A Turbilhão testou este veículo e concluiu que conduzi-lo é uma experiência que alia o melhor dos dois mundos: a potência e o conforto de um SUV premium com a sustentabilidade e a eficiência de um híbrido avançado. 

 

 

Desde o seu lançamento em 2017, o Range Rover Velar afirmou-se pela sua estética elegante e sofisticada, situando-se entre o compacto Evoque e o robusto Sport. A versão híbrida plug-in, P404e, mantém essa tradição, oferecendo um design exterior que é tão moderno como intemporal. A silhueta esguia e aerodinâmica é complementada por detalhes subtis mas impactantes, como as aberturas no capô e as linhas fluídas que percorrem toda a carroçaria e contribuem para a eficiência aerodinâmica do veículo.

O Velar S P404e está equipado com um motor a gasolina de 2.0 litros e um motor eléctrico, combinando para uma potência total de 404 cv e 640 Nm de binário. Esta configuração permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos. A condução é suave e responsiva, com uma transição quase imperceptível entre os modos eléctrico e a combustão. Este equilíbrio entre potência e eficiência é uma das características mais marcantes do Velar.

 

 

Conduzir o Velar é uma experiência que redefine o conceito de conforto. A suspensão, predominantemente em alumínio, absorve facilmente as irregularidades da estrada, proporcionando uma viagem tranquila e relaxante. Mesmo em terrenos mais acidentados, o Velar mantém a sua compostura, evidenciando a herança off-road da marca.

 

Interior e Tecnologia

O interior do Velar é um testemunho do compromisso da Range Rover com o luxo e a qualidade. Os materiais de alta qualidade, como o couro de grão fino e os tecidos sustentáveis, criam um ambiente acolhedor e sofisticado. A filosofia de design minimalista é evidente em todo o habitáculo, com linhas limpas e uma disposição intuitiva dos controles.

Uma das grandes novidades desta versão é o sistema de infotainment actualizado. Com uma interface mais intuitiva e uma navegação mais fluida, este sistema é muito fácil de usar. O ecrã táctil de alta resolução responde prontamente aos comandos, e a integração com smartphones é perfeita, facilitando o acesso a todas as funcionalidades que um condutor moderno espera.

 

 

No entanto, o minimalismo do design pode ser um desafio para alguns. A falta de botões físicos significa que muitas funções dependem do ecrã táctil, o que pode distrair durante a condução. Além disso, a capacidade da bagageira é ligeiramente reduzida em comparação com a versão anterior, oferecendo 50 litros a menos de espaço. Ainda assim, continua a ser suficiente para a maioria das necessidades familiares.

 

Sustentabilidade e Economia

A versão P404e destaca-se pela sua eficiência energética. A bateria de maior capacidade permite uma autonomia de até 60 km em modo totalmente eléctrico, o que é ideal para deslocações diárias sem emissões. Em utilização real, essa autonomia varia entre 40 a 50 km, dependendo das condições de condução.

 

 

Combinado, o consumo de combustível é significativamente melhorado, especialmente em cenários urbanos onde o motor eléctrico pode assumir a maior parte do trabalho. No entanto, em longas distâncias e a altas velocidades, o consumo pode aumentar, chegando a cerca de 17 litros por 100 km em ciclo combinado, quando o motor eléctrico não está em utilização.

Depois de experimentar o Range Rover Velar S P404e durante alguns dias, o veredicto é verdadeiramente positivo. A condução é um prazer, com uma combinação única de potência e eficiência. O design interior e exterior reflecte uma atenção meticulosa aos detalhes. Trata-se de um automóvel que é mais do que um simples SUV híbrido. É uma declaração de como luxo, performance e sustentabilidade podem coexistir harmoniosamente.