A marca de joalharia Luís Morais acaba de chegar a Portugal pela mão da Boutique dos Relógios Plus. A Turbilhão falou com o fundador e designer da marca sobre o passado, presente e futuro das joias Luís Morais e conta-lhe tudo.
Luís Morais, brasileiro e filho de pais portugueses, trabalhava na industria têxtil no Brasil e foi transferido para Miami. Após seis meses, a empresa onde trabalhava fechou e Luis começou a trabalhar numa loja onde tinha várias revistas à sua disposição. Foi numa dessas revistas que se deparou com uma pulseira e acabou por se apaixonar por ela. Obcecado com a pulseira, ligou para a marca da mesma, mas não conseguiram identificar qual a pulseira de que falava e o seu valor, mas sabia que não tinha condições de pagá-la naquela altura. Foi então que decidiu criar uma peça parecida, e após procurar os materiais indicados, construiu-a com as suas próprias mãos. Os amigos e familiares adoraram a peça, começando a pedir-lhe para fazer outras. Numa situação precária, em que não poderia continuar a oferecer as joias que fazia, decidiu começar a vendê-las, lucrando com o talento que acabara de descobrir.
Começou por mostrar as suas peças numa joalharia perto do local onde vivia em Miami, e depois de o dono da loja ficar interessado nos modelos que Luís acabara de apresentar, os mesmos começaram a ser vendidos. As revistas começaram a ficar interessadas nas suas peças dando-lhes, contudo, o nome da loja, e não de Morais. Foi então que Luís decidiu criar a sua própria marca, utilizando o seu nome. Foi a partir dessa altura que a marca cresceu e Luís Morais começou a ganhar o reconhecimento merecido. Durante dois anos, Morais continuou a trabalhar na loja e, ao mesmo tempo, fazia as suas peças, sem nunca acreditar que poderia tornar-se num negócio. Via aquilo apenas como um entretenimento, que fazia na cozinha de sua casa. Quando percebeu que estava a lucrar mais com o seu negócio do que com o trabalho, decidiu despedir-se e dedicar-se por completo à sua marca de joias feitas à mão.
Luís Morais conta que, em jovem, nunca pensou que um dia iria dedicar-se à joalharia. A paixão por joias nasceu graças à sua mãe, que também era uma apaixonada e, quando ia a joalharias, insistia para que o pai comprasse joias para ela. Cresceu numa família que gostava muito de ouro, e fascinado por esse material. Luís acredita no destino, mas para isso há que correr atrás. Começou então a estudar sobre a fundição do ouro, entre outras descobertas que o ajudaram a que a marca se tornasse no que é hoje.
Quanto à filosofia da marca, Luís Morais explica: “é uma joia para usar o tempo inteiro, não é uma joia de ocasião especial, acho que temos que comprar coisas que possamos usar o tempo todo, ou não, mas que possamos usar sem ter que estar numa ocasião especial. Acho que temos que desfrutar do que compramos. Eu tento sempre que seja algo precioso. Uso materiais preciosos, outros que não o são, mas que eu transformo em preciosos. A beleza está sempre nos nossos olhos, e o valor está sempre dentro do que achamos que vale. Não é uma joia que as pessoas olhem e reconheçam o valor que se gastou, pelo contrario, é mais discreta, mas dentro da proposição artesanal com preço elevado graças aos materiais nobres, como ouro e diamantes”.
As suas joias de missangas são produzidas em Miami, cerca de 90% das suas coleções. As restantes peças, que necessitam de construção e mecanismos, são feitas em Nova Iorque. A maioria das joias são produzidas com ouro de 14K, “são peças de uso diário, é o material mais resistente, porém utilizamos um acabamento que deixa as peças com um aspeto idêntico ao do ouro de 18K”, explica Luis Morais. As missangas podem ser de vidro, pedras preciosas ou não preciosas. Preocupada com o meio ambiente, a marca já utilizou materiais reciclados na criação das suas peças, como borracha, discos de vinil, embora os materiais reciclados não sejam fáceis de trabalhar, segundo Luís.
O que diferencia a marca das restantes no mercado é o conceito da individualidade, de que a marca das peças não seja reconhecível à primeira vista. Tem duas coleções grandes por ano, tentando que as suas peças sejam intemporais, para que não exista um descarte das joias. Luis Morais caracteriza as suas joias como sofisticadas, fáceis, alegres, com sentimento e únicas. O público da marca atualmente é maioritariamente mulheres, contudo a marca cresceu graças ao público masculino, apesar de ser uma marca unissexo. Luís recorda: “o que me alegrava sempre, no começo principalmente, quando fazia muitas coisas com caveiras, uma coisa mais rebelde há 25 anos atrás, e eu via uma senhora de 80 anos com um colar cheio de caveiras como o meu, e feliz, e ao mesmo tempo uma pessoa mais punk, mais rebelde, utilizando o mesmo. Então, o meu consumidor ideal é aquele que se identifica com a marca. Eu faço para todos.”
A marca está disponível no mundo inteiro, com mercados maiores nos continente americano, europeu, médio oriente e um pouco do asiático. Contudo, o maior mercado para a marca é o europeu, segundo Morais. Filho de portugueses, passava férias em Portugal. Considera que Portugal tem um potencial interessante e que é o momento ideal para se lançar no mercado do nosso país.
Para celebrar a chegada da marca Luis Morais a Portugal, realizou-se na loja Boutique dos Relógios Plus ART, na Avenida da Liberdade, um evento onde o seu criador esteve à conversa com jornalistas e clientes, para apresentar as suas mais recentes joias.