No contexto da comemoração do seu 140º aniversário, a Breitling presta homenagem aos primeiros modelos que moldaram a identidade da marca. Para iniciar as celebrações, a marca acaba de lançar um novo relógio que recebeu o nome de Aerospace B70 Orbiter e que celebra o 25º aniversário da primeira volta ao mundo de balão sem paragens.
Fundada em 1884, a Breitling celebra este ano o seu 140º aniversário. Ao longo do ano, a marca vai destacar esta ocasião com novos lançamentos que serão homenagens aos seus primeiros modelos, reforçando os avanços na cronometria para o ar, terra e mar e os seus marcos na questão de sustentabilidade. Agora, a Breitling inicia as festividades com o lançamento de um relógio que homenageia um desses feitos significativos: o primeiro voo de balão ao redor do mundo sem paragens, o Breitling Orbiter 3.
Para comemorar o 25º aniversário desta conquista histórica, a Breitling, patrocinadora da viagem pioneira, apresenta o Aerospace B70 Orbiter. O relógio homenageia uma aventura que ampliou os limites do que a humanidade pode alcançar e, cada relógio, contém um fragmento do balão original.
A 21 de março de 1999, Bertrand Piccard e Brian Jones concluíram uma audaciosa jornada, pousando o Breitling Orbiter 3 no deserto egípcio. No total, 11 equipas tentaram 21 vezes alcançar este feito. O próprio Bertrand Piccard tentou duas vezes, em 1997 e 1998, antes de ter sucesso na terceira tentativa, com Brian Jones, percorrendo 45.633 km em 19 dias, 21 horas e 47 minutos.
Cada um dos relógios Aerospace B70 Orbiter apresenta um mostrador laranja, similar à cor da cápsula Orbiter 3, e contém um fragmento do balão original Breitling Orbiter 3, visível através do fundo transparente da caixa. O fundo da caixa também apresenta o logótipo da missão Breitling Orbiter 3, juntamente com a inscrição “First non-stop flight around the world 25th anniversary”.
Com uma pulseira de titânio ou de borracha preta com fecho de báscula, o relógio exibe o logótipo da missão Breitling Orbiter 3 no mostrador, na posição das 3 horas. Os números, índices e ponteiros são revestidos com Super-LumiNova®, garantindo legibilidade mesmo em condições de pouca luminosidade. Tanto a caixa como a pulseira opcional são fabricadas em titânio, um material robusto com a melhor relação resistência/peso, antimagnético, hipoalergénico e altamente resistente à corrosão.
O relógio é movido pelo recém-desenvolvido Calibre Breitling B70, certificado pelo COSC, equipado com um movimento SuperQuartz™ termocompensado com visor analógico e digital, oferecendo uma precisão 10 vezes maior do que a de um relógio de quartzo comum. Este motor permite uma variedade impressionante de funções do relógio, incluindo um cronógrafo de 1/100 de segundo (com funções de cronometragem parcial e flyback), temporizador de contagem regressiva, segundo fuso horário, dois alarmes, função de cronometragem de tempos e calendário perpétuo.
O legado aeronáutico da Breitling iniciou-se na década de 1930, quando a sua divisão Huit Aviation desenvolveu instrumentos de precisão de cockpit e cronógrafos para aviadores militares. Com o surgimento das companhias aéreas, a marca tornou-se o "fornecedor oficial da aviação mundial" com o cronógrafo Navitimer, equipado com uma régua de cálculo, ideal para as tripulações de aeronaves comerciais. Nos dias de hoje, a linha Professional de relógios de aviação da Breitling, com mostradores digitais e analógicos, é projetada para auxiliar os pilotos nas condições mais extremas.
O lançamento do Aerospace B70 Orbiter aconteceu no dia 21 de março de 2024, exatamente 25 anos após o dia em que o Breitling Orbiter 3 completou a histórica volta ao mundo de balão sem paragens.