No próximo dia 29 de Janeiro tem início o novo ano lunar chinês, que será o da Serpente. Para assinalar a efeméride, várias são as marcas de alta relojoaria que criaram relógios especiais para a ocasião.
IWC Portofino Automatic Moon Phase 37 Year of the Snake
O IWC Portofino Automatic Moon Phase 37 Year of the Snake é um tributo subtil ao Ano Novo Lunar, com referências à serpente na parte de trás do relógio. Fabricado numa caixa em aço com 37 mm, o relógio apresenta um marcante mostrador cor de vinho acentuado por ponteiros e aplicações revestidos a ouro. O mostrador das fases da lua, às 12 horas, exibe uma lua dourada e estrelas contra um fundo vermelho, uma referência às cores tradicionais das celebrações do Ano Novo Chinês.
O relógio é alimentado pelo movimento automático calibre 32800 fabricado pela IWC, que funciona a 28.800 vibrações por hora e oferece uma impressionante reserva de marcha de cinco dias. No fundo da caixa, a massa oscilante revestida a ouro tem a forma artística de uma serpente. Limitado a 500 exemplares, o Portofino Automatic Moon Phase 37 Year of the Snake é fornecido com duas braceletes intercambiáveis em pele de bezerro, em preto e cor de vinho.
Vacheron Constantin Métiers d’Art The Legend of the Chinese Zodiac – Year of the Snake
A Vacheron Constantin celebra o Ano da Serpente com a mais recente peça da sua colecção Métiers d'Art: A Lenda do Zodíaco Chinês. Limitados a apenas 25 exemplares por cor, os relógios de 40 mm estão disponíveis em ouro rosa ou platina. Cada modelo apresenta um motivo de serpente intrincadamente gravado à mão, posicionado num deslumbrante mostrador em esmalte Grand Feu em azul para a versão em platina e castanho para a versão em ouro rosa.
Os relógios são alimentados pelo Calibre de manufactura 2460 G4, que apresenta as horas, os minutos, o dia e a data através de quatro aberturas dispostas à volta do mostrador. Estes relógios omitem os ponteiros tradicionais, permitindo que a arte central da serpente e do fundo em esmalte brilhe. Os mostradores meticulosamente trabalhados são criados utilizando a antiga arte da gravação e esmaltagem champlevé.
Blancpain Villeret Calendrier Chinois Traditionnel 2025
A Blancpain assinala o Ano da Serpente com a mais recente iteração do seu Villeret Calendrier Chinois Traditionnel, combinando o calendário gregoriano, as fases da lua e um calendário tradicional chinês num único relógio. Limitado a apenas 50 exemplares, o relógio apresenta uma grande caixa de platina de 45,2 mm, emoldurando um mostrador em esmalte Grand Feu verde. O mostrador inclui duas aberturas às 9 e 12 horas, que exibem o mês bissexto chinês e o signo do zodíaco, respectivamente. O mostrador é também embelezado com um ponteiro em serpentina para a data gregoriana, juntamente com indicações para os dias, meses e elementos chineses.
No coração desta peça está o Calibre 3638, com 464 componentes e uma reserva de marcha de sete dias através de três tambores. No verso, o rotor em ouro branco de 22 quilates apresenta um motivo de serpente gravado com detalhes em rubi e caracteres chineses. O relógio Blancpain Snake é acompanhado por uma bracelete em pele de crocodilo castanho chocolate.
Breguet Classique 7145 Lunar New Year 2025
Limitado a apenas oito exemplares, o relógio Breguet Classique 7145 Lunar New Year 2025 destaca a mestria da marca em técnicas decorativas com um mostrador com o tema da serpente. Com caixa em ouro rosa, o relógio de 40 mm apresenta uma banda de caixa canelada - um dos elementos de design característicos da Breguet.
O belíssimo mostrador em ouro decorado à mão apresenta padrões guilloché e uma pintura intrincada, representando uma cobra a deslizar graciosamente por entre folhagem verde. Os tons vibrantes de verde e os detalhes meticulosos criam um mostrador que é simultaneamente artístico e simbólico.
No seu interior, o Classique 7145 aloja o movimento automático ultrafino Calibre 502.3. Este calibre composto por 162 componentes, inclui uma mola de balanço e âncora de silício para precisão e longevidade, juntamente com uma reserva de marcha de 45 horas. A massa oscilante em ouro de 22 quilates do movimento é gravada à mão com um padrão guilhoché de cevada, visível através do fundo de caixa em vidro de safira.
Panerai Luminor Perpetual Calendar PAM01688
A Panerai celebra o Ano Novo Chinês com o Luminor Calendário Perpétuo PAM01688, um relógio em ouro rosa adornado com intrincada caligrafia chinesa no mostrador. Ao contrário de outros relógios do Ano Novo Lunar, este presta homenagem às cores tradicionais do vermelho e do dourado em vez de fazer referência ao signo do zodíaco da serpente. O número de referência incorpora de forma inteligente o número da sorte 88.
Este relógio possui um impressionante conjunto de funções, incluindo horas, minutos, pequenos segundos, dia, data, mês, ano, ano bissexto, GMT de 24 horas e um indicador de reserva de marcha (três dias).
Hublot Spirit of Big Bang Year of The Snake
A Hublot celebra o Ano Novo Lunar com o relógio Spirit of Big Bang Year of the Snake Limited Edition, um relógio de 42 mm que apresenta uma caixa em cerâmica preta microjateada e polida, combinada com uma luneta gravada de forma intrincada, concebida para imitar a textura da pele de cobra.
O mostrador esqueletizado exibe uma serpente aplicada em ouro enrolada graciosamente em torno dos três submostradores, com a cabeça da serpente posicionada às 12 horas. Através do mostrador e do fundo de caixa em safira é possível ver o calibre HUB4700 da Hublot, baseado no Zenith El Primero, um movimento cronógrafo de corda automática com uma reserva de marcha de 50 horas. O Spirit of Big Bang Year of the Snake é limitado a apenas 88 exemplares.
Longines Conquest Heritage Year of The Snake
O Longines Conquest Heritage Year of the Snake é um relógio de edição limitada que celebra o Ano da Serpente. Limitado a 2.025 exemplares, este modelo especial Conquest Heritage apresenta um mostrador gradiente vermelho com ponteiros e índices dourados, alojado numa caixa de 40 mm em aço. O fundo da caixa está gravado com um intrincado desenho do artista chinês Wu Jian'an, inspirado na lenda da Serpente Branca. O motivo gravado representa uma cobra a segurar um cogumelo Lingzhi, que simboliza a sabedoria, a harmonia e a prosperidade.
O relógio é alimentado pelo movimento de corda automática Longines L888.5, que inclui uma mola de balanço em silício para uma maior precisão e resistência aos campos magnéticos. O movimento oferece uma reserva de marcha de 72 horas.