https://boutiquedosrelogios.pt/pt/produtos

Antecipe o seu Natal. Entregas em 2H. Trocas até 15.01.25

CRONOMETRAR O SUCESSO

Os Jogos Olímpicos 2024 estão prestes a começar. Em Paris, ultimam-se os preparativos para uma edição dos Jogos que ficará marcada, como habitualmente, pela presença da Omega como cronometrista oficial.

 

Tudo começou a 30 de Julho de 1932, em Los Angeles. Pela primeira vez, o Comité Olímpico Internacional elegeu uma marca como cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos de Verão. A Omega foi a eleita e, embora 1932 não tenha marcado o início da participação da marca em eventos desportivos, a verdade é que foi neste ano que uma única empresa teve a responsabilidade de fornecer e controlar todos os relógios em todas as provas dos Jogos Olímpicos. Esta decisão pioneira demonstrou a confiança que a Omega angariou na cronometragem de tempos desportivos a nível mundial e o sucesso desta inovação prontamente se tornou numa tradição. Desde 1932 até 2024 a Omega teve a responsabilidade de controlar os tempos desportivos em 30 edições dos Jogos Olímpicos. Paris será a 31ª.

A base principal na cronometragem desportiva é medir tempos de performances ou de atletas com a maior precisão possível, suprimindo tanto quanto possível toda a intervenção humana, passível de erros e posteriores polémicas. A Omega tem na sua história um papel inventivo por excelência, desenvolvendo e aperfeiçoando todos os instrumentos necessários para atingir a alta precisão: dispositivos de partida, portas de partida, gatilhos electromagnéticos, armas para tiros de partida, células fotoeléctricas, câmaras photo finish, cronógrafos de quartzo, painéis tácteis para provas de natação, processamento electrónico de resultados, etc.

 

 

A posição de liderança da marca neste domínio foi construída graças ao dinamismo e competências de uma empresa considerada sua irmã, a Lemania, que se juntou à Omega precisamente em 1932. Nos dias de hoje, a Omega mantém-se como líder na contagem de tempos em eventos desportivos devido à sua liderança no domínio da electrónica e cronometragem digital, com novos equipamentos a serem desenvolvidos e aperfeiçoados a cada edição das provas que cronometra.

Para atender à necessidade crescente de dados e estatísticas oficiais, a equipa de cronometristas desportivos da manufactura relojoeira ficou enriquecida com a contratação de um número considerável de profissionais especialistas em processamento de dados. No primeiro compromisso Olímpico da Omega, em 1932, foram usados apenas 30 cronógrafos para cronometrar cada prova. Em Paris, 92 anos depois, a marca empregará mais de 500 profissionais apoiados por cerca de 400 toneladas de equipamento e por vários voluntários recrutados localmente.

 

 

Os relógios Omega dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Todos os Jogos Olímpicos são diferentes, há novos atletas, novos recordes e novos resultados, mas o cronometrista oficial permanece o mesmo: a Omega. Para celebrar este facto e cada edição desta importante competição internacional, a marca suíça apresenta relógios de edição especial e limitada dedicados aos Jogos Olímpicos. E porque Paris não é excepção, a Omega lançou três modelos comemorativos.

O primeiro assinalou o inicio da contagem decrescente para o evento desportivo. Trata-se do Seamaster 300M "Paris 2024" Edição Especial, um relógio que se diferencia do Seamaster 300M regular pela luneta em ouro Moonshine, com uma escala de mergulho estruturada a laser impressa em relevo positivo e um ponto luminescente às 12 horas, e alguns outros pormenores que prestam homenagem aos Jogos de 2024. É o caso do fundo da caixa de 42 mm, que apresenta o medalhão "Paris 2024" em ouro Moonshine, complementado com o carimbo e os anéis olímpicos por baixo.

 

 

Outro destaque prende-se com o tipo de letra do logótipo Paris 2024: a Omega utilizou a mesma tipografia para a roda da data, visível às 6 horas. Já o ponteiro central dos segundos apresenta um pequeno emblema Paris 2024 em vez do habitual marcador luminoso. A dar vida a este modelo está o calibre Master Chronometer 8800 da Omega, certificado pelo METAS, com 55 horas de reserva de marcha.

Mais recentemente, a Omega apresentou um duo de modelos Speedmaster Chronoscope, também eles dedicados aos Jogos deste ano. O primeiro é um relógio totalmente em ouro Moonshine, com um mostrador branco com sub-mostradores pretos contrastantes e uma luneta em cerâmica preta. Em vez do fundo de caixa aberto que se encontra no modelo de produção normal, este relógio possui um fundo de caixa fechado gravado com o logótipo Paris 2024.

Já o segundo Chronoscope surge em aço, sendo idêntico à versão em ouro na disposição e coloração do mostrador, assim como na gravação no fundo da caixa de 43 mm. Tal como no caso do ouro, existem duas execuções em aço: uma numa bracelete de metal e outra numa correia de corrida. A grande diferença reside, além do material, na luneta que, na edição em aço, é feita de alumínio.

Produtos relacionados

Edição Limitada

Omega

Seamaster Diver 300 M

Preço 10 000,00 € IVA incluído