Parte moda, parte símbolo de status, parte arte mecânica, os relógios de luxo ao longo dos anos conquistaram admiradores pela sua mestria artesanal e estilo. Hoje, o mercado de relógios pre-owned recebe mais reconhecimento do que nunca, como resultado do crescente interesse do comprador e da escassez dos melhores modelos.
Durante anos, os relojoeiros especularam se os relógios mecânicos podiam permanecer relevantes num mundo centrado na tecnologia de smartphones, relógios conectados e outros dispositivos. Mas a verdade é que, com os Millennials hoje na casa dos 30 e 40 anos, com mais poder de compra (e a geração Z não muito atrás), assim como a crescente preocupação pela sustentabilidade de todas as gerações, o mercado dos relógios mecânicos não pára de crescer, sobretudo no que aos modelos pre-owned diz respeito.
Até há relativamente pouco tempo, os relógios e retalhistas pre-owned carregavam um certo estigma, evocando imagens das antigas casas de penhores. Comprar online este tipo de produto era mesmo impensável. Mas nas últimas duas décadas, houve uma tempestade perfeita: o surgimento de revendedores de relógios pre-owned que trabalharam arduamente para quebrar o estigma, criando confiança e reputação através dos canais certos, em combinação com uma geração socialmente consciente com maior conforto para comprar online. O resultado é um aumento no mercado de relógios pre-owned, principalmente no espaço de comércio electrónico.
Actualmente, várias são as marcas de luxo que desenvolveram ou estão a desenvolver os seus próprios programas certificados de produtos usados e de troca. Em Portugal, a Boutique dos Relógios foi pioneira neste segmento, criando online e offline espaços dedicados à compra de relógios pre-owned devidamente certificados e com garantia. Com o segmento de relógios de luxo usados com expectativa de crescimento de 75% até o final desta década, podemos esperar ver os players actuais a expandir-se, bem como mais marcas a lançar as suas próprias plataformas.
De acordo com o relatório “Luxury Preowned Watches, Your Time Has Come”, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) em colaboração com a WatchBox, a escassez de novos modelos e o crescente interesse dos compradores impulsionaram as vendas em segunda mão dos relógios de luxo. Entre 2018 e 2023, os modelos das três principais marcas de luxo do mundo – Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet – aumentaram em média o seu preço em 20%. O mercado dos relógios de luxo pre-owned alcançou os 22 mil milhões de dólares em 2021, o que corresponde a cerca de um terço do negócio anual dos relógios de luxo.
Apesar de se terem levantado muitas dúvidas em relação ao mercado em segunda mão, devido ao elevado risco de falsificações e fraude, actualmente, este é considerado transparente. Há cada vez mais mecanismos de partilha de informação online e os compradores são mais conhecedores do segmento e dos vendedores estabelecidos. 60% das vendas ocorrem na internet e são apoiadas por serviços de autenticação. Embora certamente marque uma mudança na indústria relojoeira como a conhecemos, a tendência mostra que o interesse por relógios mecânicos de luxo não vai desaparecer tão cedo.