O relógio pendente está de volta. Verdadeiras jóias para ver as horas, estes colares do tempo são uma declaração de elegância e estilo.
Originalmente criado para as mulheres verem discretamente as horas, hoje, o relógio pendente é mais uma declaração de estilo do que uma maneira elegante e furtiva de ver as horas e regressa ao portefólio de algumas marcas de alta relojoaria, como a Van Cleef & Arpels ou a Piaget, em forma de sautoir.
Quando um relógio pendente – uma peça do tempo suspensa por uma corrente – é um pouco mais longo, com várias camadas ou borlas, é denominado sautoir. O termo foi criado no início de 1900 para descrever um longo colar com uma borla ou ornamento na ponta, que complementava os longos vestidos populares na época. Actualmente, os relógios sautoir existem como peças de joalharia com o fascínio peculiar da contagem do tempo “à moda antiga”. Tradicionalmente engastados com pedras preciosas, gravados ou esmaltados nas tampas ou no verso, estes modelos são a montra ideal para os especialistas em Mètiers d’Art.
Van Cleef & Arpels Perlée
A colecção Perlée da Van Cleef & Arpels recebe seis relógios sautoir secretos, onde as contas douradas se aliam à cor das pedras preciosas ou ornamentais. Inspiradas nos relógios de bolso que surgiram na Europa no século XVII, estas criações assumem a forma de pendentes curvos e coloridos. Verdadeiras peças de joalharia, usam-se num colar longo e, para verificar a hora discretamente, basta girar o motivo engastado para revelar o mostrador.
Três destes relógios preciosos acentuam o brilho das contas com os tons intensos das pedras preciosas coloridas. Os rubis respondem às delicadas nuances do ouro rosa, enquanto as safiras e esmeraldas se harmonizam com o brilho do ouro amarelo. Por outro lado, três materiais raros no mundo da joalharia fazem a sua entrada na colecção Perlée, em forma de cabochões. A calcedónia, com os seus tons de cinzento azulado a azul claro, oferece uma translucidez delicada em faixas estriadas regulares e é realçada pelo brilho do ouro branco, enquanto o quartzo rosa – utilizado pela primeira vez na colecção – é conhecido pela cor pastel, aqui combinada com o ouro rosa. Finalmente, a sodalita, com o seu azul translúcido tingido de violeta, alia-se ao ouro amarelo.
Piaget Sautoir Alta Joalharia
A Piaget apresenta dois sautoirs em ouro torcido e pedras preciosas, que são expoente do savoir-faire joalheiro da marca. O ouro torcido começa com um único fio de arame enrolado num mandril para criar uma bobina, depois é meticulosamente torcido à mão um a um e moldado em elos harmoniosos e homogéneos, antes da montagem final. Todo o processo leva 130 horas, com cada corrente totalmente única.
Um sautoir em estilo de borla é engastado com um cabochão de esmeralda zambiana oval de 25,38 quilates para combinar com um mostrador oval, um formato característico da Piaget da década de 1960. O outro exibe círculos envoltos em ouro ao redor do mostrador, que ganham ainda mais vida com o Palace Decor – o epítome da mestria artesanal em ouro da Piaget.