https://boutiquedosrelogios.pt/pt/financiamento

Compre Agora e Pague Depois | Sem Juros entre 3 e 24 meses

Blancpain FF Tech Gombessa | Explorador das profundezas

No ano em que celebra o 70.º aniversário do Fifty Fathoms e os 10 anos do projecto Gombessa, a Blancpain apresenta o novo Tech Gombessa, um relógio que se destaca por medir, pela primeira vez, até três horas de mergulho.

 

À semelhança do seu predecessor, o Fifty Fathoms, que há 70 anos nascia para se transformar no primeiro relógio de mergulho moderno, o novo Blancpain Fifty Fathoms Tech Gombessa chega às luzes da ribalta para revolucionar novamente o universo da relojoaria e responder aos requisitos técnicos do mergulho actual, incorporando uma inovação – desenvolvida por Marc A. Hayek, Presidente e CEO da Blancpain, e Laurent Ballesta, fundador do projecto Gombessa, – que permite, pela primeira vez, medir mergulhos de até três horas.

De facto, se há 70 anos o Fifty Fathoms se tornou um aliado infalível de mergulhadores de elite e exploradores subaquáticos, aumentando a segurança no mergulho, contribuindo para o desenvolvimento do desporto e promovendo a descoberta do mundo oceânico, a verdade é que, desde a década de 1950, o mergulho experimentou uma grande evolução, caracterizada, nomeadamente, por uma extensão dos tempos de imersão. E foi para responder às novas necessidades dos mergulhadores e exploradores que a Blancpain apresenta agora um novo e inovador Fifty Fathoms: Tech Gombessa.

Concebido para celebrar o 70.º aniversário do Fifty Fathoms e assinalar os 10 anos do projecto Gombessa, o novo modelo foi desenvolvido pelo actual presidente e CEO da Blancpain – um mergulhador apaixonado – em parceria com o fotógrafo, biólogo subaquático e mergulhador Laurent Ballesta, com o intuito de criar um novo instrumento mecânico que fosse ao encontro das necessidades de todos os mergulhadores radicais, começando pelos membros das expedições Gombessa, cujo trabalho de investigação envolve mergulhos profundos de longa duração.

 

 

E foi durante uma das Expedições Gombessa – a missão Tamataroa -, dedicada ao estudo do comportamento do grande tubarão-martelo, Sphyrna mokarran, na Polinésia Francesa, que o Blancpain Fifty Fathoms Tech Gombessa foi apresentado. Projetado para medir a duração de mergulhos tecnológicos de até três horas ou saídas de um sistema de saturação, este relógio possui, ao contrário dos relógios de mergulho convencionais, uma luneta com escala de três horas, ligada a um ponteiro especial que dá uma volta completa em três horas e cujo material e cor – um revestimento luminescente branco com emissão verde – coincidem com os dos marcadores. Este dispositivo, inventado em conjunto por Marc A. Hayek e Laurent Ballesta, é o primeiro do mundo para o qual uma patente foi registada e é o destaque do movimento de corda automática 13P8, baseado nos mesmos critérios de fiabilidade e robustez que fizeram do Fifty Fathoms “O” relógio de mergulho dos últimos 70 anos. 

 

A estética ao serviço da técnica

A nível estético, a luneta com uma inserção de cerâmica preta, em vez da tradicional safira, é dotada de uma curvatura mais acentuada e inclinada em direcção ao mostrador. A legibilidade deste último é optimizada por um vidro esférico que elimina qualquer distorção visual e por um novo acabamento em preto total, cuja estrutura é capaz de captar quase 97% da luz. Na mesma linha, os marcadores das horas são formados por apliques luminescentes em forma de bloco, desta vez em laranja com emissão azul – códigos de cores captados nos ponteiros de horas e minutos para diferenciar entre informações relacionadas às horas e aos tempos de mergulho.

Já a caixa do novo Fifty Fathoms Tech Gombessa apresenta-se nuns robustos 47 mm, em titânio grau 23, o tipo mais puro de titânio disponível, que se distingue pela força excepcional e propriedades antialérgicas, sendo notavelmente leve. Destaque ainda, numa estreia para a Blancpain, para as asas centrais fixas por dentro do meio da caixa e integrando a pulseira. Resistente à água até 30 bar, a caixa está equipada com uma válvula de hélio. Durante o mergulho de saturação numa câmara hiperbárica, o hélio consegue infiltrar-se no relógio. Durante a fase de descompressão, desaparafusar a válvula facilita a evacuação do hélio (uma manipulação que não afecta a resistência à água do relógio). Os entalhes da válvula de hélio são idênticos aos da coroa. Como em todos os relógios Fifty Fathoms, a coroa é aparafusada e associada a um protector de coroa que agora apresenta um novo design em forma de trapézio, garantindo consistência visual com as asas.

Virando o relógio, verifica-se que a parte inferior do meio da caixa é chanfrada em vez da forma arredondada “bassine” que caracteriza os outros modelos Fifty Fathoms. Os entalhes usados para aparafusar o fundo da caixa também foram retrabalhados, no mesmo espírito de robustez. A massa oscilante de cor antracite, estampada com o logotipo Gombessa Expeditions, apresenta uma forma inovadora dominada por três grandes aberturas através das quais se pode admirar o movimento.

Já a pulseira de borracha preta é aparafusada na parte de trás das asas, possui um reforço interno de titânio, garantindo a forma ideal a longo prazo, e é associada a uma extensão para usar o relógio sobre um fato de mergulho. O fecho de fivela, com um pino largo e ergonómico, foi desenhado para reforçar a fixação do relógio ao pulso e facilitar apertar a extensão.

 

 

O Blancpain Fifty Fathoms Tech Gombessa surge numa caixa de apresentação Peli™ especial, resistente à água e ao choque, assim como reutilizável e configurável. A caixa alberga um descanso para o relógio, a extensão da bracelete, uma bolsa de viagem, uma lupa, assim como um conjunto de divisórias e ferramentas de corte que oferecem a possibilidade de compartimentá-la para futuras utilizações.

Para que nada falhasse na criação do novo modelo, todos os detalhes envolveram vários ajustes resultantes de uma infinidade de testes em condições da vida real. Marc A. Hayek experimentou pessoalmente vários protótipos diferentes do relógio durante os seus mergulhos. O mesmo aconteceu com Laurent Ballesta e os mergulhadores das Expedições Gombessa, que testaram o relógio ao longo da sua evolução.

O Fifty Fathoms Tech Gombessa conseguiu satisfazer os requisitos mais exigentes dos mergulhadores de Gombessa, que o adoptaram como relógio oficial das suas expedições. O lançamento deste modelo, além de celebrar o 70º aniversário do Fifty Fathoms e assinalar os dez anos de colaboração entre a Blancpain e Laurent Ballesta no projecto Gombessa, inaugura também uma nova linha, a Fifty Fathoms Tech, que abrangerá todos os relógios Blancpain dedicados ao mergulho técnico.