A Blancpain esteve em Portugal durante a Cimeira Mundial dos Oceanos enquanto parceira fundadora do evento, uma das muitas actividades integrada no Blancpain Ocean Commitment, um projecto da marca suíça dedicado a proteger e preservar os oceanos.
Fortemente ligada à exploração e conservação dos oceanos, a Blancpain é parceira da Cimeira Mundial dos Oceanos do Economist desde a edição inaugural do evento, em 2012. Por altura da décima edição do certame, que decorreu em Lisboa, a marca relojoeira esteve em Portugal, num evento que reuniu a comunidade oceânica, juntando-a a representantes governamentais, empresários, membros da sociedade civil e académica.
O objectivo da Cimeira Mundial dos Oceanos é mudar a forma como os negócios que impactam os oceanos são feitos, inspirar pensamentos ousados e novas parcerias e desencadear acções efectivas para desenvolver uma economia oceânica mais sustentável. Este ano, em Lisboa, foram abordados os maiores desafios que os oceanos enfrentam actualmente: as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição. As discussões políticas de alto nível estiveram no centro das sessões plenárias, com foco nas indústrias marítimas, como é o caso da navegação, pescas, aquacultura, energia e turismo. Painéis de especialistas em investimento discutiram igualmente as oportunidades e inovações em torno da aquacultura, plásticos, energia marinha renovável e transporte marítimo.
O compromisso da Blancpain com os Oceanos
A história da Blancpain com os oceanos começa em 1953, quando o então CEO da marca, Jean-Jacques Fiechter, desenvolveu o primeiro relógio de mergulho moderno, indo ao encontro dos requisitos do mergulhador de combate francês, capitão Robert Maloubier. Baptizado Fifty Fathoms em honra da medida britânica de 50 fathoms (cerca de 91 metros), que era na época considerada a profundidade máxima que um mergulhador podia alcançar, o relógio de mergulho da Blancpain rapidamente provou a sua fiabilidade, tornando-se um fenómeno de sucesso, não só entre as elites militares, mas entre todos os apaixonados pelo mergulho.
Tal como muitos outros relógios, o Fifty Fathoms da Blancpain permaneceu adormecido durante a crise do quartzo, na década de setenta. Em 2003, já com Marc A. Hayek – também ele um ávido mergulhador e fotógrafo subaquático – como CEO, o Fifty Fathoms regressa às luzes da ribalta e a associação da Blancpain à exploração dos oceanos torna-se cada vez mais consistente.
Hans Hass foi o primeiro a aliar ciência, fotografia e filme para explorar as profundezas desconhecidas do oceano e, em 2007, Laurent Ballesta seguiu os seus passos, tirando a foto subaquática mais profunda alguma vez captada por um mergulhador. A exploração cientifica e as fotografias e filmes premiados de Ballesta valeram-lhe, em 2013, o prémio Hans Hass. Actualmente, a Blancpain é parceira da Ballesta Expeditions e foi o mergulhador quem testou o X Fathoms, o primeiro relógio de mergulho a incluir um medidor de profundidade de membrana dividido em duas taxas de profundidade diferentes para mergulho profundo e para descompressão.
Desde 2008 que a Blancpain começou a recolher os mais belos, raros e importantes exemplos de fotografia subaquática e convidou alguns dos mais famosos fotógrafos marinhos a participar. Este círculo exclusivo de 50 indivíduos ficou conhecido como os fotógrafos Fifty Fathoms e o seu trabalho artístico foi reunido na Edição Fifty Fathoms, 12 livros (publicados entre 2008 e 2020) com 50 fotos de cortar a respiração.
Em 2009, a Blancpain e a National Geographic Society uniram forças para iniciar a Pristine Sea Expedition, liderada pelo explorador e cientista espanhol, Enric Sala, com o intuito de, não só alertar para o tema da preservação do oceano, mas também encorajar os países a tomarem medidas para proteger as suas águas. Já em 2014, Marc Hayek fundou o Blancpain Ocean Commitment para combinar todos os esforços e actividades relacionadas com o oceano da marca de relojoaria suíça.
70 anos de Fifty Fathoms
No ano em que o icónico Fifty Fathoms celebra o 70.º aniversário, a Blancpain tem preparada uma série de comemorações, que dividiu em vários actos. Assim, o primeiro acto consistiu no lançamento de um modelo comemorativo de edição limitada: o Fifty Fathoms 70th Anniversary Limited Edition Act 1, um novo relógio apresentado num tamanho de caixa sem precedentes na colecção, 42 mm, movido pelo calibre automático de manufactura 1315.
Já o segundo acto ficou marcado pelo lançamento de uma peça do tempo/mergulho inovadora, o Fifty Fathoms Tech Gombessa Act II. Um relógio comemorativo do 70.º aniversário do Fifty Fathoms e dos 10 anos do projecto de estudo marinho Gombessa que, à semelhança do seu predecessor, chega às luzes da ribalta para revolucionar o universo da relojoaria e responder aos requisitos técnicos do mergulho actual, incorporando uma inovação – desenvolvida por Marc A. Hayek e Laurent Ballesta – que permite, pela primeira vez, medir mergulhos de até três horas.