Lugares que nos deixam em êxtase, que nos arrebatam com a sua imponente beleza e nos conduzem por aventuras, conquistas e picos de adrenalina em experiências memoráveis. Paraísos de azul-turquesa e um verde imenso, momentos de refúgio na mais serena e absoluta exclusividade. Nesta viagem emocionante, exploramos o lado mais selvagem de áfrica, na tanzânia e namíbia, com passagem pelo índico, onde nos esperam experiências de sonho nas praias douradas de zanzibar e sri lanka.
Tanzânia: Santuário de vida selvagem
Imaginar-se no cenário de um filme de aventuras ou parte de um documentário de David Attenborough numa das regiões mais selvagens de África, é pouco para expressar a sensação de estarmos na cratera de Ngorongoro, na Tanzânia. Este singular fenómeno natural magnificamente intocado, santuário de todos os tipos de vida selvagem, é absolutamente imponente, belo e deslumbrante. É daqueles lugares arrebatadores, que nos corta a respiração e cuja beleza todos deveríamos contemplar pelo menos uma vez na vida.
Explorar este espectáculo da natureza num exclusivo safari é uma aventura incomparável. A viagem é uma verdadeira emoção, à medida que somos conduzidos pela sinuosa estrada que acompanha a enorme caldeira transbordante de vida selvagem, cara a cara com os chamados big five: leões, elefantes, rinocerontes negros, leopardos e búfalos. Ao deixarmos para trás a orla da cratera, coberta por floresta, aproximamo-nos do Lake Magadi, rodeado de pântanos, florestas de acácias, clareiras e vastas pradarias, numa riqueza natural só suplantada pela diversidade de espécies animais. Gnus, zebras, elandes, gazelas, hipopótamos, babuínos, chacais, hienas, aves autóctones e flamingos cor-de-rosa dão vida e cor a um cenário hipnotizante.
Maior caldeira de África (acredita-se que a montanha vulcânica que lhe deu origem era mais alta que o Kilimanjaro), a cratera de Ngorongoro fica no Parque Natural com o mesmo nome, classificado como património mundial da UNESCO. Poucos lugares no mundo serão tão ricos em vida selvagem e património natural, abundante em lagos com orlas pintadas de “rosa flamingo” e crateras luxuriantes – como a Empakaai e Olmoti – que convidam a uma exploração mais intimista, a pé ou em safaris.
A aventura pode atingir o pico da adrenalina no Olduvai Gorge – ou desfiladeiro Oldupai – que atravessa a Área de Conservação de Ngorongoro para alcançar as pequenas dunas negras, as Shifting Sands. Um pouco mais a norte, o Parque Nacional do Serengeti é o derradeiro destino de safari, ponto obrigatório para os autênticos exploradores. Neste imenso território que ostenta bosques, pradarias, pântanos e florestas tropicais, o espectáculo das manadas da Grande Migração nas extensas planícies é um dos mais impressionantes do mundo.
Conquistar o ponto mais alto de África pode ser o desafio de uma vida. O monte Kilimanjaro, cercado pela planície de savana, é uma presença imponente, terra de mistério e emoção, que proporciona uma experiência inigualável. Chegar ao cume, o Pico Uhuru (na língua kiswahili, significa liberdade) é ter a sensação de estar no topo do mundo, com vista para um dos cenários mais maravilhosos do continente africano.
ZANZIBAR: PARAÍSO TROPICAL
Os dias de aventura no lado mais selvagem de África, onde as noites são vigiadas pelo imenso céu estrelado em luxuosos lodges, dão lugar a uma infinita tranquilidade na paisagem idílica de Zanzibar, ao largo da costa da Tanzânia. No azul-turquesa do Oceano Índico, há praias paradisíacas de areia branca e um mar cristalino de serenidade que convida à contemplação, numa atmosfera envolta pela mais luxuriante vegetação.
Este destino exótico abriga algumas das praias mais belas do mundo, algumas aclamadas pela Condé Nast Traveler, como é o caso da magnífica Bwejuu – Paje. É neste pequeno paraíso que podemos encontrar o exclusivo Baraza Resort & Spa, cujos padrões de luxo lhe valeram a eleição da prestigiada revista de viagens como um dos 60 melhores novos hotéis do mundo. As suas villas evocam a herança da época dos Sultanos, com uma fusão de design árabe, swahili e indiano.
No extremo norte do arquipélago, Nungwi é a praia postal de Zanzibar e, não muito longe, fica Kendwa, com um mar sempre perfeito, onde o espectáculo do pôr-do-sol e dos dhows (barcos à vela tradicionais de madeira) é, por si só, um momento de encantamento e rara beleza. O luxuoso Zuri Zanzibar, onde as villas e bungalows se aninham na encosta tropical com vistas magníficas, é um refúgio de absoluta privacidade.
A praia de Pingwe oferece uma experiência verdadeiramente imersiva. O restaurante The Rock está empoleirado no cimo de uma rocha em pleno oceano, acessível a nado, de barco ou pelo próprio pé, na maré baixa. Desde o tecto de colmo à escadaria em troncos de madeira e as árvores envolventes, tudo nos suscita a sensação de sermos parte da natureza.
NAMÍBIA: DESERTO VERMELHO
No Sudoeste do continente africano, a Namíbia é de uma beleza incomensurável, com lugares absolutamente incríveis. Um desses locais é o vasto deserto Namibe (que partilha a sua extensão com Angola), um destino cativante que é uma das recomendações do New York Times para 2023.
Neste que é considerado dos maiores e mais antigos desertos do mundo, há paisagens rochosas arrebatadoras no meio de um areal sem fim, onde as dunas monumentais de Sossusvlei (chegam a atingir 325 metros) nos deslumbram com as suas tonalidades quentes, tão típicas de África. Do damasco ao laranja, ou do vermelho ao castanho-avermelhado, contrastam com as ofuscantes superfícies brancas das extensas camadas de argila que formam a base.
Viver em pleno a aventura do deserto, além de escalar as dunas ou visitar o espectacular Dead Vlei, obriga a partir num safari pela Skeleton Coast com estadias luxuosas em exclusivos logdes e chalés. Esta extensa orla inóspita de dunas e planícies de cascalho é um enigmático museu a céu aberto de ossadas de baleias que ali encalharam, além de uma autêntica galeria de arte ao ar livre, exibindo carcaças de navios naufragados que o tempo esculpiu e transformou em esculturas de ferro retorcido, semi-submersas no oceano.
O Parque Nacional Etosha, abundante de vida selvagem, e a região de Damaraland, com as suas paisagens exóticas de montanhas, vales e planícies, são o cenário ideal para um novo safari de aventura, mas a Rota dos Vinhos da Namíbia seduz pelo seu carácter excepcional. As suas três quintas atravessam dois desertos – Namibe e Kalahari –, além de paisagens fascinantes, produzem alguns dos melhores vinhos do mundo.
SRI LANKA: LUGAR IDÍLICO
No Sri Lanka (o antigo Ceilão eternizado nos Lusíadas) descobrimos um país apaixonante, uma ilha que exibe toda a beleza que só a natureza é capaz de criar. Neste paraíso abundam templos ancestrais, florestas exóticas, verdes imensos dos inúmeros parques naturais, praias de sonho e plantações do mais famoso chá do planeta, o Earl Grey.
Dos picos de onde se alcançam cenários soberbos, ao azul-turquesa das praias da costa sul, no Oceano Índico, há uma diversidade infindável para nos encantar, desde os areais dourados e imaculados às ondas perfeitas para o surf.
Perto da antiga cidade fortificada de Tangalle, o Anantara Peace Haven Tangalle Resort proporciona uma das mais sublimes estadias da ilha. Um autêntico santuário de bem-estar, onde, à natureza tropical exuberante, se aliam tratamentos ayurvédicos no premiado Anantara Spa, restabelecendo corpo e mente.
Não muito longe, a praia da baía de Weligama é um pedaço de céu. Um areal sem fim, pouca ondulação e água tépida fazem dela o local perfeito para mergulhos intermináveis. Para elevar a experiência, as villas de Cape Weligama são um refúgio de exclusividade, no topo de um promontório com vistas para o oceano e paisagens idílicas, palmeiras a balançar na brisa e uma piscina infinita que parece flutuar sobre as ondas. Desenhadas pelo célebre arquiteto Lek Bunnag, inspiram-se nas aldeias tradicionais do Sri Lanka com telhados em terracota.
No interior da ilha, Kandy é absolutamente imperdível. Esta belíssima cidade que se estende pela encosta da montanha verdejante é património mundial da UNESCO e capital cultural do Sri Lanka, acolhendo o Templo do Dente Sagrado, local santo para os budistas. Nesta região com paisagens de tirar o fôlego, a excelência das estadias proporciona momentos inesquecíveis. O Tea Trails é um lugar imbuído de património e encanto, que homenageia os antigos plantadores de chá ao reabilitar as suas residências históricas, que integram a Golden List 2023 da Condé Nast Traveler. Também o luxuoso Santani Wellness Resort & Spa, considerado por várias publicações de prestígio como o melhor hotel do mundo, ostenta uma arquitetura magnífica e vistas absolutamente arrebatadoras.