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A evolução de um ícone da aviação

Concebido nos anos 1950 para a força aérea da Marinha Francesa, o Breguet Type XX é um dos modelos icónicos da marca relojoeira. Actualmente, o modelo faz parte da colecção da Breguet, sendo oferecido em versões “civis” que, ao longo dos anos, foram sendo actualizadas e equipadas com a mais recente tecnologia relojoeira.

 


A ligação da Breguet ao mundo da aviação é longa e frutífera. Em 1918, a marca produziu relógios para várias organizações militares e civis e, em 1935, a empresa começou a desenvolver os seus primeiros cronógrafos de pulso. Algumas décadas depois, em resposta a um pedido das forças armadas francesas, a Breguet começou a produção de um relógio lendário, o cronógrafo Type XX, que equiparia as forças aéreas e navais francesas até o início dos anos 1980.

 

 

O termo Type 20 – atente nos algarismos árabes – refere-se à folha de especificações original fornecida pelos militares franceses na década de 1950, quando lançaram um concurso para a produção de cronógrafos flyback para os seus pilotos usarem durante o voo. Já o nome Type XX (em numeração romana), refere-se apenas às versões civis desenvolvidas pela Breguet com base na linguagem de design Type 20.

Com base nas especificações originais, os modernos Type XX e Type XXI são cronógrafos flyback e normalmente apresentam retour-en-vol ou “fly back” inscrito no mostrador. A maioria dos movimentos que a Breguet utiliza hoje na colecção foi originalmente desenvolvida pela Lemania, que a marca adquiriu em 1992, alguns anos antes de trazer de volta às luzes da ribalta a sua linha de relógios para piloto. 

Assim, a história moderna do Type XX começa em 1995, com o lançamento do Type XX ref. 3800, que fundou as bases para toda a colecção tal como a conhecemos actualmente. Tratava-se de um modelo em aço que evoluiu a linguagem de design original do Type XX, aumentando o diâmetro de 38 mm para 39 mm e trazendo elementos decorativos como a agora característica lateral canelada e uma luneta polida. O relógio também apresentava o calibre Breguet 582 de corda automática, baseado no Lemania 1350, equipado com um módulo flyback, em vez de um movimento de corda manual, como os exemplos anteriores. Por outro lado, mantinha a funcionalidade flyback do original e a luneta bidireccional e possuía um mostrador convencional branco sobre preto para facilitar a legibilidade.

 

 

O Type XX 3800 foi um sucesso imediato e à versão em aço rapidamente se juntaram uma edição em ouro amarelo com mostrador preto, outra em ouro rosa com mostrador azul, e uma em platina com mostrador preto, limitada a 100 peças.

Três anos depois, a Breguet expandiu a linha Type XX introduzindo um modelo com funcionalidade de data, o Type XX Transatlantique ref. 3820. Este era idêntico ao Type XX anterior, excepto pela janela de data de ajuste rápido integrada no submostrador de seis horas e pelo acabamento escovado na luneta. O movimento dentro do Transatlantique foi também actualizado para o calibre 582Q, baseado no Lemania 1372, para acomodar a data.

Em 1998, surgiu o único Type XX sem cronógrafo da era pós-1995. Tratava-se do Type XX 3860 Réveil, um relógio com alarme que apresentava a mesma caixa do Transatlantique, disponível em aço ou ouro. Neste momento, a Breguet fez algumas experiências dentro da linha para pilotos e apresentou o Aeronavale 3807, uma edição limitada a 1500 exemplares em aço, com luneta e bracelete polidas, mostrador azul cobalto e, pela primeira vez na colecção Type XX, um fundo de caixa em vidro de safira.

Outros lançamentos inusitados deste período incluíram um Transatlantique 3820 em titânio com mostrador em fibra de carbono, um Transatlantique 3820 com caixa em platina e mostrador azul e uma série Transatlantique 3820 em ouro amarelo, branco ou rosa, com mostradores azul profundo, preto ou branco.

 

 

Em 1999, a Breguet foi adquirida pelo Swatch Group. Cinco anos após a aquisição, a Breguet apresentou a primeira iteração moderna do Type XXI, o 3810, com caixa de 42 mm e onde a funcionalidade de cronógrafo flyback utilizava ponteiros coaxiais de segundos e minutos centrais e um ponteiro de 24 horas. Este modelo em titânio com mostrador castanho, foi seguido por uma versão em ouro rosa. Na mesma época, a Breguet apresentou também uma edição limitada a 90 peças em platina do Type XX com data, mostrador salmão e fundo de caixa transparente.

A grande revelação seguinte nesta linha ocorreu em 2010, quando o primeiro relógio Type XXII foi revelado. O Type XXII 3880 apresentava um novo movimento de alta frequência, que batia a 72.000 alternâncias por hora. Este calibre de manufactura 589F foi um dos primeiros a adoptar o silício como material de escape, ajudando a suportar a alta frequência, que, por sua vez, permitia que o ponteiro dos segundos do cronógrafo fizesse uma rotação completa ao mostrador em 30 segundos, ao invés dos habituais 60 segundos.

Depois da estreia como protótipo durante a Baselworld 2010, o Type XXII regressou em 2011 como um modelo de produção, numa caixa de 44 mm em aço e mostrador preto. Dois anos depois, a Breguet adicionou uma alternativa em ouro rosa, com mostrador castanho e correia em pele ou bracelete em ouro.

No final da década de 2010, a Breguet descontinuou o cronógrafo original, o Type XX. A linha 3800 sem data foi oficialmente extinta em 2018, enquanto os modelos Transatlantique 3820 cessaram a produção em 2020. As novidades mais recentes desta família de relógios lendários viram a luz do dia o ano passado e declinavam-se em dois relógios Type XXI de edição limitada com caixa em titânio, luminescência verde ou laranja e com um layout de mostrador simplificado que transformaram este modelo num cronógrafo de dois contadores.