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Uma viagem pelos sabores de Portugal

Descubra a magia gastronómica portuguesa numa jornada épica, com o The Art of Tasting Portugal. Esta plataforma oferece experiências gastronómicas únicas, com o objetivo de promover a riqueza da gastronomia portuguesa e exaltar os produtos e a culinária de cada região do país.

 

A ideia do The Art of Tasting Portugal é fruto da ideia visionária da Chefs Agency, agência pioneira em comunicação e organização de eventos gastronómicos em Portugal. Com mais de uma década de experiência no mercado nacional e uma presença estratégica em eventos de destaque internacional no setor, a agência decidiu criar um projeto dedicado à promoção da gastronomia portuguesa, dando retorno a todas as pessoas que fazem parte do setor, quando criou a plataforma The Art of Tasting.

 

 

Esta plataforma pretende ser uma curadoria de sabores, reunindo pessoas-chave, produtos exclusivos, em alturas do ano especificas. Com o intuito de oferecer experiências que são verdadeiras homenagens à gastronomia portuguesa incorporando produtos provenientes de produtores regionais e locais, com um firme compromisso pela sustentabilidade e pelo meio ambiental. Colaborações com chef’s de renome e parcerias com hotéis boutique locais são também a essência do The Art of Tasting Portugal.

A história deste projeto inicia-se em Fevereiro de 2020 como uma agência turística voltada para experiências gastronómicas. Mesmo enfrentando a adversidade da pandemia, decidiram não abandonar o projeto. Em 2020 organizaram três jantares memoráveis com o renomado Chef Henrique Sá Pessoa e um emocionante “mini show case” no Algarve, com participação do Presidente do Turismo do Algarve e de vários artistas locais. No ano seguinte, levaram os sabores de Portugal para um evento em Amsterdão, apresentando quatro chef’s, cada um representando uma região e um produto típico da mesma. Este evento não promoveu apenas a gastronomia portuguesa, mas também impulsionou o turismo do nosso país.

 

 

O The Art of Tasting trouxe a Portugal, em 2022, o renomado chef Rasmus Munk, do restaurante Alchemist, em Copenhaga, para a realização de uma experiência gastronómica única, onde um território e um produto deveriam ser selecionados. Com a ajuda de biólogos marinhos e pescadores, acabaram por ser escolhidos como território as Berlengas e como produto os percebes. Com o apoio também do chef português Alexandre Silva, acabou por ser organizado um jantar onde esta experiência se materializou num menu memorável.

Desde o início deste ano que a plataforma tem uma emocionante parceria com a TAP, que durará dois anos e que ganhou o nome de Local Stars. Este projeto permite que os viajantes da classe executiva dos voos de longo curso tenham também uma experiência gastronómica, com um menu trabalhado por um chef nacional português. A cada dois meses, durante os anos de 2023 e 2024, o menu, o respetivo produto em destaque e a região são alterados de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar a sazonalidade dos produtos.

 

 

Além disso, o The Art of Tasting lançou, a 11 de Novembro, um programa de televisão em parceria com o canal CNN, onde cada episódio retratará uma região do nosso país. Ao mesmo tempo, continuam a oferecer cerca de 20 experiências gastronómicas no site do projeto, direcionados ao público português ou estrangeiro, personalizáveis e sempre com acompanhamento personalizado pela plataforma.

O projeto é patrocinado pelo Ministério do Mar e pelo Ministério da Agricultura e Alimentação. Já o programa de televisão, tal como aconteceu com o evento em Amsterdão, contará com o apoio do Turismo de Portugal e da Vinha de Portugal.

 

 

“Nós estamos alinhados com as estratégias de promoção de Portugal, e acreditamos que somos uma ferramenta altamente diferenciadora para o que está a ser feito. A nossa versão de luxo é esta qualidade que existe em Portugal, a paisagem, a sensação de viver o momento, mas com aquele produto, naquelas circunstâncias, com a atenção, o contacto directo com as pessoas, com os chef’s… Nestas experiências nós queremos não só acrescentar valor a quem disfruta das mesmas, mas também acrescentar valor económico às regiões, onde temos os produtos locais, os seus produtores, os chef’s. Nós pretendemos dinamizar a economia regional e local”, explicam as fundadoras Patrícia Dias e Adriana Fournier.