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Entregas e recolhas em loja de compras efetuadas após 18/12 serão entregues a partir do dia 26/12.

© Prada
© Prada

Das griffes de moda à alta relojoaria, o mundo do luxo rendeu-se à tendência das pop-ups com experiências que combinam exclusividade e inovação.

 

A criatividade não conhece limites na hora de criar uma pop-up, um must visit para quem procura ficar a par das últimas colecções, conhecer edições limitadas ou sazonais, colecções cápsula ou recordar a história e os ícones da marca. Mas estes espaços estão longe de ser um mero destino de compras.

São sobretudo lugares únicos e de conexão com o universo das marcas, que tanto podem oferecer experiências gastronómicas com chefs estrelas Michelin, cocktails de assinatura, retiros de bem-estar ou eventos exclusivos.

 

 

EXCLUSIVIDADE ESTIVAL

O mundo da alta-costura há muito que se rendeu a esta tendência, numa aposta que se se renova ano após ano com ideias e propostas cada vez mais arrojadas. Nos últimos tempos, as griffes têm “viajado” com os seus clientes para os destinos de Verão mais badalados na Riviera Francesa, Ilhas Gregas, Baleares, Costa de Amalfi ou Los Angeles, onde as suas pop-up sazonais redecoram por completo os mais exclusivos clubes de praia com padrões identitários inspirados nos dias quentes e luminosos.

No último Verão, a Prada escolheu os areais de Formentera para abrir uma pop-up na Es More, de Gianni Peroni. Com decoração estival, a griffe italiana exibiu a colecção Ready-to-Wear feminina, além da edição 2024 da linha Prada May, com as típicas peças em tricô, bem ao estilo da estação quente. Também nas Baleares, a Off-White optou por um beach club em Ibiza para apresentar a sua colecção cápsula de Verão.

 

© Omega
© Omega

 

A Givenchy aliou-se ao luxuoso beach club Nikki Beach Pop-Up Lounge & Bar na glamorosa Costa Esmeralda da ilha Sardenha. Já a Chanel elegeu o destino de compras de luxo, Nammos Village, em Mykonos, para a sua boutique sazonal, com uma selecção de artigos de Verão, além das últimas colecções da Casa francesa.

A italiana Dolce & Gabbana voltou a Saint-Tropez, ao Casa Amor Club, na praia Pampelonne, onde as cores do Verão inspiraram os estampados festivos que decoram todo o espaço, incluindo o restaurante do clube, liderado pelo novo chef Zouhair. Já a Tory Burch uniu-se à Nikki Beach Saint-Tropez, destino que acolheu ainda a Loro Piana.

Por cá, a Gucci “passou férias” na Comporta para apresentar a colecção Gucci Lido que homenageia o estilo de vida à beira-mar e se inspira nos lendários clubes de praia italianos, conhecidos por “lidos”. As peças desta linha destacam-se pela sofisticação e conforto, que capta a essência de um Verão descontraído e chic.

 

 

"FOOD AND BEAUTY MEETS FASHION"

A união da moda com a gastronomia já não é de agora e quase todas as grandes casas de luxo acolhem requintados restaurantes nas suas flagships stores por todo o mundo. Mas se há experiências imperdíveis no Verão são as que envolvem cozinha de autor, e a Louis Vuitton voltou a abrir o seu restaurante sazonal, no hotel White 1921 St.Tropez, aliando o ambiente luxuoso e estival da marca à célebre dupla de chefs Arnaud Donckele e Maxime Frédéric. Nas proximidades, a boutique pop-up oferecia looks ready-to-wear, além das colecções LV by the Pool, e para lá chegar a griffe disponibilizou transporte privado personalizado.

 

© Gucci Lido_Fashion Clinic Comporta
© Panerai

 

Refúgios de bem-estar e acesso às mais sublimes experiências que um destino pode oferecer tem sido a fusão perfeita para as pop-ups, que associam rituais de beleza, desfiles de moda, compras privadas, convites para eventos exclusivos, jantares e cocktails de assinatura, passeios de iate e até visitas guiadas. Neste Verão, foram vários os eventos que tomaram conta das mais idílicas zonas costeiras, como o “Valentino Escape”, uma viagem luxuosa pela Costa Amalfitana, o Dior Spa no lendário Beverly Hills Hotel, e a presença habitual do Jacquemus St Tropez Beachfront na Riviera Francesa, é a prova de que as marcas mais jovens e arrojadas também já são fãs da tendência.

Mais do que experimentação e compras, as pop-ups são autênticos convites para imergir na cultura da marca e prova disso são os mais recentes eventos da Valentino. A exposição “Forever Valentino” em Doha, Qatar, tornou-se um testemunho da herança da marca, mostrando desde as primeiras visões de Valentino Garavani até à influência de Pierpaolo Piccioli como director criativo.

 

 

ALTA RELOJARIA RENDIDA À TENDÊNCIA

Explorar o universo das pop-ups não é um exclusivo das griffes de moda. A joalharia de luxo e a alta relojoaria também já foram conquistadas pela tendência, criando uma ligação emocional com o seu público.

A Cartier conta com um longo historial de eventos, exposições e lojas temporárias, seja para celebrar os ícones da marca ou para narrar a sua história através de uma viagem pelas peças e colecções mais memoráveis que a insígnia criou. A pop-up “Culture of Design” (Sydney 2023) permitiu aos visitantes conhecer a inspiração por detrás dos mais emblemáticos designs, objectos que resistem ao tempo e que continuarão a inovar no futuro. Uma das peças em destaque foi o icónico anel de beleza intemporal “Trinity”, que completa 100 anos em 2024, efeméride celebrada em Julho passado com uma exposição e loja pop-up imersiva na The Arts House, em Singapura.

 

 

A associação da Omega aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos já vem de longe (desde 1932) e a última competição de Paris contou com uma nova e luxuosa Omega House, um espaço imersivo e exclusivo para membros no 7º arrondissement da cidade, que acolheu o lançamento de um novo relógio de edição limitada.

Coincidente com o calendário do evento (28 de Julho a 10 de Agosto), a boutique olímpica proporcionou múltiplas experiências com elementos interactivos, incluindo sessões fotográficas com um astronauta gigante, parede de autógrafos de celebridades, novos lançamentos e inúmeras exposições temáticas dedicadas à relojoaria e ao legado olímpico da marca. No exuberante jardim do edifício os convidados podiam assistir aos Jogos de Verão ou deliciar-se com uma bebida refrescante.

A IWC esteve na estância de ski Zermatt, onde apresentou a colecção “Colors of TOP GUN” na pop-up que esteve patente até Outubro último. Inspirado na nova tonalidade “Woodland”, o espaço era uma referência ao vestuário dos pilotos de elite TOP GUN e às extensas paisagens de floresta. Um acolhedor bar convidava a relaxar enquanto se experimentavam os modelos mais recentes da colecção.

A alta relojoaria foi seduzida por estas novas abordagens e um pouco por todo o mundo há outras marcas a explorar a tendência. É o caso da Panerai com a “Make Time For Our Ocean”, Singapura (2023) ou as célebres Suite 1755 da Vacheron Constantin que oferecem ao seus clientes uma experiência exclusiva nos mais luxuosos hotéis.