A Omega apresenta um novo cronógrafo de inspiração piloto, com raízes militares e um toque de Flightmaster.
Embora o Speedmaster tenha começado por ser um cronógrafo de corridas destinado a medir velocidades médias, rapidamente mudou de vocação quando, durante a década de 1960, se tornou o relógio de eleição dos pilotos da Força Aérea dos EUA e, claro, dos astronautas da NASA. A partir daí, o Speedmaster tornou-se um dos mais famosos cronógrafos para pilotos e teve uma longa história nos céus.
Agora, a icónica colecção da Omega recebe um novo modelo, inspirado no Flightmaster, um relógio lançado em 1969 como uma variante da linha Speedmaster, mas concebido e comercializado exclusivamente para pilotos, com as suas secções facilmente identificáveis e um fuso horário adicional.
O novo Omega Speedmaster Pilot Flight Qualified surge assim como uma versão de inspiração militar do Speedmaster automático de dois contadores com asas direitas, com um mostrador que presta homenagem ao Flightmaster. Este novo modelo partilha algumas características com o relativamente recente Speedmaster 57 Chronograph, mas com várias diferenças importantes. A caixa utiliza as mesmas dimensões gerais, com um diâmetro de 40,85 mm (um pouco maior devido à luneta) e a forma geral também se mantém, com o aspecto simétrico dos primeiros Speedies.
Já as diferenças, muitas delas têm a ver com a presença de um movimento automático e com a vocação de piloto deste relógio. Assim, embora também seja feita em aço, a Omega optou por um acabamento de caixa totalmente escovado. Todas as peças, incluindo a coroa, os botões ou a moldura da luneta, são escovadas. Há também uma nova inserção na luneta em alumínio preto mate que inclui uma escala taquimétrica com as impressões vintage "Dot Over Ninety" e "Diagonal to Seventy", assim como detalhes em laranja, um tema recorrente em todo o relógio. O relógio é protegido por um vidro de safira em forma de caixa, possui um fundo sólido em aço escovado com o medalhão Seahorse tradicional do Speedmaster e é resistente à água até 100 metros.
Mas o que verdadeiramente distingue o Speedmaster Pilot Flight Qualified é o mostrador. Este é o clássico Speedmaster automático, com horas e minutos centrais, um contador de pequenos segundos às 9 horas, um único contador para as horas e minutos do cronógrafo às 3 horas e uma data às 6 horas. Mas o design e a execução são novos. O mostrador base é preto granulado mate e emoldurado por uma escala dos minutos metálica escovada, que apresenta grandes blocos de Super-LumiNova aplicados em 3D. A sua combinação arrojada de cores e os pormenores inspirados na aviação fazem lembrar o Flightmaster, sem no entanto ser uma cópia exacta.
O Speedmaster Pilot apresenta ponteiros centrais em preto mate com blocos de Super-LumiNova (horas/minutos) ou uma ponta de avião cor de laranja envernizada (segundos centrais). Os elementos que mais chamam a atenção são os submostradores. O submostrador das 3 horas, utilizado para as indicações do cronógrafo, apresenta um ponteiro triangular laranja mate e algarismos brancos, assim como graduações que imitam o indicador "burn rate" dos cockpits dos aviões. Já o contador dos pequenos segundos apresenta uma estética de alvo/visão inspirada nos cockpits, com um ponteiro amarelo mate envernizado e um horizonte artificial em azul.
A dar vida ao novo Omega está o calibre automático 9900 de manufactura. Trata-se de um movimento moderno e técnico, com uma arquitectura integrada com roda de colunas e embraiagem vertical. É também um calibre Master Chronometer certificado pelo METAS, com escape Co-Axial, balanço de mola livre e espiral em silício. Equipado com tambores de corda montados em série, pode armazenar até 60 horas de energia e inclui também uma prática função de fuso horário.
Este novo Speedmaster Pilot é acompanhado por uma bracelete de três elos em aço polido, com fecho de báscula. Está ainda incluída uma bracelete NATO cinzenta adicional reforçada com fios de Kevlar, juntamente com um estojo de viagem especial e uma ferramenta de mudança de bracelete.