https://boutiquedosrelogios.pt/pt/financiamento

Crédito Sem Juros entre 3 e 24 meses

Nova colecção Breguet Type XX

Paris, mais concretamente o Petit Palais, foi o palco escolhido pela Breguet para o grande evento do ano: a apresentação não de um, mas dois modelos da emblemática colecção Type XX.

 

A Breguet reuniu na cidade das Luzes mais de três centenas de convidados para assistir à revelação de dois novos modelos da marca, o Type 20 e o Type XX. E que melhor cidade do que Paris para desvendar duas criações relojoeiras, cuja história está intrinsecamente ligada à Força Aérea Francesa?

Em França, o dia começou com uma visita ao Museu do Ar e do Espaço, em Les Bergues. Aí, os convidados tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da história da aviação e da ligação da Breguet aos céus. Afinal, a associação da Breguet ao mundo da aviação é longa e frutífera. Louis Charles Breguet, tataraneto de Abraham-Louis, foi um dos pioneiros da aviação francesa, sendo ele mesmo um ávido e reconhecido designer de aeronaves. Em 1918, a Breguet produziu relógios para várias organizações militares e civis e, em 1935, a empresa começou a desenvolver os seus primeiros cronógrafos de pulso. Algumas décadas depois, em resposta a um pedido das forças armadas francesas, a Breguet começou a produção de um relógio lendário, o cronógrafo Type XX, que equiparia as forças aéreas e navais francesas até o início dos anos 1980.

 

 

Ainda em Les Bergues, os convidados puderam visitar a exposição sobre a história da colecção Type XX e participar em alguns workshops relojoeiros que abriam o apetite para o que estava para vir. A grande revelação aconteceu já noite dentro, durante um jantar de gala a cargo do Chef Pierre Sang, no Petit Palais. Um entorno de luxo para a apresentação de um dos relógios mais emblemáticos ligados a França e um dos modelos mais importantes da época moderna da Breguet.

Nascido na década de 1950 como resposta a um pedido militar, o Type 20, a versão militar, baptizada com o nome da especificação da Força Aérea Francesa ou, mais tarde, o civil Breguet Type XX, tem sido um dos mais ilustres cronógrafos para pilotos. Depois de alguns anos sem a sua presença na colecção, a Breguet trá-lo de volta, com um par de relógios que se inspiram em modelos emblemáticos da primeira geração, mas modernizados a vários níveis.

 

Os novos Type XX

 

 

Embora tecnicamente idênticos, partilhando a maior parte das especificações, poderá agora optar entre o Breguet Type 20 Cronógrafo 2057, um relógio que homenageia as primeiras edições militares, ou o Breguet Type XX Cronógrafo 2067, um modelo inspirado pelas edições civis da primeira geração. Ambas as versões possuem uma inegável inspiração vintage, no entanto, os novos modelos trazem modernidade em quase todas as áreas, excepto o aspecto. Relógios sofisticados e complicados com novos movimentos de manufactura.

 

 

Ambos os relógios partilham a mesma caixa e construção geral. Produzidos em aço inoxidável, medem 42 mm de diâmetro e 14 mm de espessura – dimensões típicas de um cronógrafo de piloto moderno com movimento automático. A forma lembra os relógios de primeira geração, com asas facetadas, botões de bomba clássicos e uma combinação de superfícies escovadas e detalhes polidos. Ao contrário da versão anterior, a textura canelada na lateral da caixa foi removida, num piscar de olhos às versões mais antigas. O mostrador é protegido por um vidro de safira em forma de caixa e a parte traseira apresenta uma janela transparente, para admirar o novo motor que alimenta os novos Type 20 e Type XX. Um benefício de uma construção moderna, a caixa tem uma confortável resistência à água de 100 metros.

Sob o capô está um movimento inédito, desenvolvido e fabricado pela Breguet. Apelidado de Calibre 728 (Type XX) ou Calibre 7281 (Type 20) – a única diferença é o mostrador de dois ou três contadores. Trata-se de um cronógrafo automático integrado com função retour en vol (flyback), possui uma roda de colunas e uma embraiagem vertical – permitindo um inicio e reinicio suaves do cronógrafo, sem solavancos iniciais. Beneficiando das tecnologias do Swatch Group, possui uma mola de balanço, uma roda de escape e alavancas de paletes em silício, com propriedades antimagnéticas. A reserva de marcha também é generosa: 60 horas quando totalmente carregada.

 

 

Tratam-se pois de movimentos de alta frequência batendo a 5 Hz ou 36.000 vibrações/hora. A função flyback permite realizar várias sessões de cronometragem consecutivas, substituindo as três operações anteriormente necessárias para iniciar uma nova sessão de cronometragem (stop, reset, start) por apenas uma, pressionando o botão às 4 horas. No que diz respeito aos botões, a Breguet também apresenta novos sistemas patenteados de activação e reposição a zero, permitindo que uma força uniforme seja transmitida ao mecanismo do cronógrafo qualquer que seja a pressão aplicada aos botões. Este grande movimento automático de 32 mm de construção moderna é decorado de forma contemporânea e atraente, com um padrão raio-de-sol nas pontes, caracol, chanfragem, granulação circular e outras decorações visíveis nos componentes. A roda de colunas é tratada em DLC preto e a massa oscilante enegrecida possui a forma de uma asa de avião.

Como referido anteriormente, a Breguet apresenta não uma, mas duas edições do seu emblemático relógio piloto flyback. Assim, o Breguet Type 20 Cronógrafo 2057 é uma homenagem aos primeiros relógios militares, equipado com uma luneta rotativa, sem marcações, com apenas um triângulo luminoso a marcar o zero. Além disso, a coroa é em forma de pêra. Quanto ao mostrador, o visor conta com apenas dois contadores, um  de pequenos segundos e outro de 30 minutos, este último com um ponteiro luminoso em forma de gota, enquanto o ponteiro dos pequenos segundos também é luminescente. As graduações deste contador de minutos são simples e os ponteiros centrais são grandes e luminescentes em forma de lápis.

O outro modelo, o Breguet Type XX Cronógrafo 2067, foi desenhado de acordo com as primeiras versões civis. Este apresenta uma luneta bidireccional polida com entalhes e uma escala de 12 horas gravada. A coroa é plana e o mostrador também é diferente, em relação às exibições e à aparência. É um mostrador de três contadores, com pequenos segundos, um contador de 15 minutos às 3h e um totalizador de 12 horas às 6h. O contador de minutos superdimensionado apresenta marcadores luminosos alongados a cada 3 minutos e é o único sub-contador com um ponteiro luminescente nesta edição. Além disso, neste modelo, os ponteirosi são finos e em forma de alfa.

Em ambas as edições, o Type 20 ou o Type XX, o mostrador é preto mate com grandes algarismos árabes, com todos os elementos revestidos a creme claro (Type XX) ou verde claro (Type 20) Super-LumiNova. Há ainda uma janela de data às 4h30.

 

 

As duas versões são entregues numa caixa de apresentação em pele na cor Havana, que lembra uma asa de avião. Além disso, a Breguet adicionou um sistema simples de intercambiabilidade para a pulseira. Esta pode ser removida simplesmente pressionando os correctores inferiores para encaixar outra pulseira de pele. O Breguet Type 20 Cronógrafo 2057 é fornecido de série com uma pulseira em pele de bezerro preta, enquanto o Breguet Type XX Cronógrafo 2067 vem com uma pulseira em pele castanha clara. Ambos são também acompanhados por uma pulseira NATO adicional em tecido preto.

 

CARACTERÍSTICAS 

Breguet Type 20 e Type XX

Movimento
Automático, de manufactura, Calibre 7281 (Type 20) ou Calibre 728 (Type XX), cronógrafo flyback integrado com roda de colunas e embraiagem vertical, mola de balanço em silício, escape invertido de alavanca em linha com chifres de silício, 36.000 alternâncias/hora, 60 horas de reserva de marcha.
Caixa
42 mm, aço, luneta bidireccional canelada com marcador triangular (Type 20) ou luneta bidireccional com escala de 12 horas (Type XX), coroa em forma de pêra (Type 20) ou plana (Type XX), vidro de safira em forma de caixa, fundo em aço com vidro de safira, estanque até 100 metros.
Mostrador
Preto mate, algarismos árabes luminescentes, dois contadores e ponteiros grandes em forma de lápis (Type 20), ou três 3 contadores e ponteiros em forma de alfa (Type XX), todos os elementos revestidos a bege claro (Type XX) ou menta verde (Type 20) Super-LumiNova, indicações de horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo e data.
Bracelete
Conjunto de duas incluídas, com sistema de intercambiabilidade, pele de bezerro preta e tecido preto NATO (Type 20) ou pele de bezerro castanha e tecido preto NATO (Type XX).