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OBRA-PRIMA SECULAR

Em 2024, a Montblanc celebra 100 anos da sua criação mais emblemática – a Meisterstück – uma colecção de canetas tão procurada, venerada e coleccionada que se tornou um pedaço de história por direito próprio.

 

Da alta relojoaria à moda, todos os diferentes sectores do luxo possuem os seus próprios ícones, mas poucos são os que ganharam a notoriedade e tiveram o impacto que a Montblanc granjeou com a emblemática Meisterstück, a primeira caneta de luxo da marca, lançada há exactamente 100 anos. Actualmente, a marca é reconhecida por uma variedade de produtos, desde relógios de qualidade, a acessórios de viagem em pele. Mas, o poder da escrita e os seus instrumentos são, e sempre foram, a base do ADN da Maison.

Em 1924, a Simplo Füllfeder-Gesellschaft - que viria a ser conhecida como Montblanc dez anos depois - lançou a colecção pela qual se tornaria mundialmente reconhecida: a Meisterstück. A nova linha de canetas de tinta permanente de luxo foi concebida desde o início para ser mais do que uma simples ferramenta de escrita, ou não fosse "Meisterstück" a palavra alemã para "obra-prima". Tratava-se de uma caneta preta com dois anéis de ouro utilizados para reforçar a tampa e a inscrição “4810”, a altitude da montanha Mont Blanc em metros.

 

 

Após a mudança de nome da Montblanc em 1934, a linha Meisterstück entrou numa era de alterações. Sofreu uma mudança de forma, passando da silhueta clássica para uma nova silhueta cilíndrica que lhe permitiu distinguir-se dos modelos anteriores da década de 1920. Em 1937, assistiu-se a diversas variações da forma da Meisterstück, que surgiu com um ou mesmo três anéis em ouro em vez dos dois clássicos. Em 1952, foi introduzida a Meisterstück "149" na crescente gama de instrumentos de escrita de luxo da marca, e tornou-se um clássico imediato. Este estilo tornou-se tão icónico que a sua silhueta nunca foi alterada, até aos dias de hoje.

Quando a Montblanc entrou na década de 1960, a Meisterstück sofreu outro desvio no estilo e na silhueta. Em toda a colecção, a estética elegante, moderna e da "era do jato" tornou-se mais popular; no entanto, houve um modelo que permaneceu inalterado: a intemporal "149", com a sua inconfundível silhueta de "charuto". A marca também evoluiu os seus métodos de produção para padrões e materiais modernos, aproveitando a operação em expansão da produção em massa. Tirando partido disso, a Montblanc lançou novos modelos como a "Linie 60", produzida em resina moldada por injecção.

 

 

Mas rapidamente, em 1973, a Montblanc decidiu devolver a Meisterstück à sua silhueta de "charuto", revivendo a forma para além do modelo "149". Com o passar do tempo, os designs mais arrojados foram sendo cada vez menos vistos, à medida que a marca se concentrava em modelos clássicos e aerodinâmicos, como a "Solitaire", que estreou na década de 1980. Em grande parte devido ao foco da Montblanc em silhuetas e estilos mais simples e memoráveis, a linha Meisterstück tornou-se mais reconhecida na cultura popular. Em 1983, a "Solitaire" apareceu no filme Octopussy de James Bond; em 1988 Winona Ryder utilizou uma caneta Meisterstück para forjar a nota de suicídio de Heathers em Heathers; e 1999 colocou uma Meisterstück nas mãos de Jude Law em O Talentoso Mr. Ripley. A Meisterstück tornou-se um símbolo de classe, elevação, riqueza e estatuto. Era um ícone.

Em 2009, a Montblanc lançou a colecção "Great Characters", uma linha de canetas de tinta permanente em honra de personalidades que deixaram a sua marca no mundo. O primeiro lançamento da colecção foi uma Meisterstück em honra de Mahatma Gandhi. Seguiram-se canetas que celebravam personalidades como John F. Kennedy, The Beatles, James Dean, Elvis Presley, Muhammad Ali, Enzo Ferrari, entre outros.

 

 

No final da década de 2010, a colecção Meisterstück ganhou ainda mais notoriedade à medida que os seus modelos clássicos se tornaram peças vintage, procuradas por coleccionadores e, mais recentemente, a icónica caneta e os seus atributos deram origem a uma colecção de artigos em pele com o mesmo nome, assim como inspirou o Director Artístico da Montblanc, Marco Tomasetta, no design dos auscultadores intra-auriculares MTB 03 da marca.

Após cem anos a colocar palavras no papel, a Meisterstück da Montblanc é tão valiosa, memorável e impactante como sempre e continua a expandir-se todos os anos. Afinal, trata-se de uma das canetas mais procuradas do mundo, não só devido ao seu estatuto secular e iconicidade, mas também porque é simplesmente perfeita para escrever.

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