A Mercedes-AMG lançou o novo modelo E 53 HYBRID 4MATIC+ nas variantes limousine e station, movido por uma combinação de motor de seis cilindros de 3,0 litros de cilindrada com um motor eléctrico de 120 kW.
Com o novo modelo E 53 HYBRID 4MATIC+ nas variantes limousine e station, a Mercedes-AMG apresenta duas versões adicionais híbridas plug-in, que combinam o desempenho e a dinâmica de condução com uma longa autonomia eléctrica. A combinação do motor de seis cilindros de 3.0 litros de cilindrada com um motor eléctrico síncrono de excitação permanente produz uma potência máxima combinada de 430 kW (585 CV) e um binário máximo combinado de 750 Nm, permitindo uma aceleração dos 0‑100 km/h em 3,8 segundos.
O motor eléctrico de 120 kW, integrado na caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e com autonomia superior a 100 km, permite que o automóvel possa ser conduzido em modo puramente eléctrico até à velocidade de 140 km/h. O veículo está equipado com um carregador de bordo com uma potência de carregamento de 11 kW, que permite carregar o veículo com corrente alternada. Além disso, está disponível como opção um carregador rápido de corrente contínua de 60 kW. Este permite carregar a bateria de 10 até 80 % em cerca de 20 minutos.
A base para a experiência de condução desportiva e eficiente é o comprovado motor de combustão sobrealimentado de seis cilindros em linha e 3.0 litros de cilindrada. No modelo E 53 HYBRID 4MATIC+, o motor produz 330 kW (449 CV). Comparativamente à versão anterior no E 53 da série W213, a potência foi aumentada em 10 kW (14 CV). Várias soluções de software e de hardware contribuem para aumentar a potência. Destas destacam-se um novo turbocompressor twin-scroll com maior pressão de sobrealimentação (1,5 bar ao invés de 1,1 bar como anteriormente).
Já o sistema de tracção integral totalmente variável assegura uma elevada estabilidade e segurança de condução em piso seco, molhado, bem como em estradas cobertas de neve. Isto aliado aos programas de condução do AMG DYNAMIC SELECT que, além dos habituais “Comfort”, “Sport”, Sport+”, “Smoothness” e “Individual”, contam agora com mais dois programas de condução específicos do modelo híbrido - “Electric” e “Battery Hold” -, faz com que o novo E 53 HYBRID 4MATIC+ seja o companheiro ideal para todo o tipo de viagem.
Design
No que ao design diz respeito, o novo Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ destaca-se por vários elementos: o revestimento do radiador específico da AMG, com aletas verticais, integra iluminação de série; os guarda-lamas dianteiros mais largos criam espaço para a maior largura do eixo dianteiro; e as imponentes entradas de ar, com duas aletas verticais, e a asa "A" central caracterizam o pára-choques dianteiro.
Destaque ainda para os farolins traseiros em LED, planos e ligados horizontalmente, com a assinatura da Estrela Mercedes, para o spoiler AMG na tampa da bagageira (limousine) e o pára-choques traseiro AMG com difusor e os revestimentos redondos das duas duplas ponteiras nos lados esquerdo e direito.
No interior do veículo, o modelo está equipado de série com acabamentos interiores em madeira de freixo porosa cinzenta, com insígnia AMG iluminada. O MBUX Superscreen com display do passageiro dianteiro está disponível como opção. O sistema multimédia MBUX oferece displays e funcionalidades específicos da AMG, assim como os menus adicionais e exclusivos AMG Performance e AMG TRACK PACE (opcional). A estes juntam-se os grafismos e funções específicos dos modelos híbridos. Isto inclui o menu de carregamento no painel de instrumentos e no display multimédia. Estes fornecem informações sobre, entre outros, o estado de carga e a temperatura da bateria de alta tensão, bem como a autonomia eléctrica.
Os bancos desportivos AMG, com regulação eléctrica, são equipamento de série. Os estofos são revestidos em pele sintética ARTICO / microfibra MICROCUT com pesponto vermelho contrastante. O equipamento de série inclui o volante AMG Performance revestido em pele Nappa com botões AMG.
A Mercedes-AMG oferece dois níveis de acabamento especiais para o E53: o primeiro é o pacote ‘Dynamic Plus’, com materiais interiores um pouco mais sofisticados, pinças de travão vermelhas e uma função de controle de arranque ‘Race Start’, que oferece um aumento momentâneo de potência para 603 cv. O segundo é o ‘Edition One’, que se baseia no Dynamic Plus com esquemas de pintura adicionais, ligas maiores de 21 polegadas e vários vinis com tema AMG no exterior, além de mais fibra de carbono em alguns sítios, como a asa traseira superdimensionada.