Há 140 anos, Georges Nagelmackers transformou o seu sonho em realidade ao lançar os primeiros comboios de luxo que ganharam o nome de Expresso do Oriente. Hoje, a lenda continua com a inauguração da nova versão do comboio Expresso do Oriente, que voltará aos trilhos para oferecer viagens inesquecíveis.
O comboio Expresso do Oriente La Dolce Vita atravessa Itália de norte a sul através de oito itinerários icónicos, pensados para criar experiências de viagem exclusivas ao mesmo tempo que revelam as joias da Itália, as maravilhas dos Alpes, as praias paradisíacas do Sul e a beleza de Veneza a Roma ou Palermo. A partir de 2024, os primeiros hotéis da marca - Orient Express La Minerva em Roma e Orient Express Palazzo Donà Giovannelli em Veneza - receberão o Expresso do Oriente La Dolce Vita, e novas rotas com destinos internacionais serão adicionadas.
Os roteiros foram escolhidos para criar experiências de viagem únicas. Com oito itinerários disponíveis, de uma ou duas noites, os roteiros de duas noites podem ser entre Roma, Veneza e Portofino ou entre Roma, Veneza e Siena. Ainda nas viagens de duas noites está o itinerário entre Roma, Palena e Matera (também conhecida como “Cidade Subterrânea” e classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1993).
Já nas viagens de uma noite, pode usufruir de uma experiência de vinho e trufas de Roma a Monferrato, enquanto outro dos roteiros percorre as vinhas da Toscana, entre Roma e Montalcino. O leque de rotas disponíveis inclui ainda a descoberta das maravilhas do Mar Tirreno, entre a capital italiana e Palermo, passando por Maratea, ao longo da paisagem incrível da costa de Sicília. Por fim, entre os palácios de Palermo, o Vale dos Templos em Agrigento até chegar a Taormina, passando pelo Monte Etna, é outro dos itinerários que dará a conhecer o melhor de Itália.
Além disso, irão surgir novos itinerários, que irão levá-lo através de oito países, ligando Roma a Paris, Istambul e Split, também com vistas panorâmicas, experiências culturais, históricas e gastronómicas exclusivas.
A viagem convida os passageiros a percorrer mais de 16.000 km de linhas ferroviárias, 7.000 km das quais não são eletrificadas e são vestígios da história da Itália. O Expresso do Oriente La Dolce Vita oferece uma nova forma de vivenciar o país, uma aventura amiga do ambiente onde estradas esquecidas são exploradas, tesouros escondidos são descobertos e onde os triunfos arquitetónicos ocupam o centro das atenções.
Completamente reinventadas, as antigas carruagens históricas estão de volta ao serviço. Do projeto de turismo ferroviário de luxo assinado pela Arsenale SpA, em associação com a Orient Express do Grupo Accor, e em parceria com a Trenitalia e a Fondazione FS Italiane, surge o Expresso do Oriente La Dolce Vita, que recebe agora os seus primeiros passageiros.
O conceito do novo Expresso do Oriente La Dolce Vita presta homenagem a “La Dolce Vita”, um período histórico de glamour, alegria de viver e fervor artístico e cultural na Itália durante a década de 1960, combinando o estilo de vida italiano com o espírito contemporâneo de viajar.
No Bar do Dolce Vita é apresentada uma luxuosa vitrine que convida os passageiros, sob grandes cúpulas de luz inspiradas no estilo do Segundo Império. Esta área de bar conta com balcão de vidro e é uma homenagem a René Lalique. Em cada mesa, um relógio toca para cocktails e jantares. Um botão de chamada está reservado para o serviço de champanhe, enquanto outro serve para chamar o pessoal.
Já o Restaurante revisita os códigos do Expresso do Oriente, onde o arquiteto Maxime d'Angeac reinterpretou o motivo "trilho" criado por Suzanne Lalique-Haviland na década de 1930, que foi retrabalhado nas divisórias usando a técnica do stoneboard. Sob um teto espelhado, atravessado por uma série de arcos, alinham-se mesas e poltronas envolventes, iluminadas por abajures que revisitam os modelos originais.
As Suites convidam ao conforto absoluto e ao espírito funcional. Por toda a parte, os cantos são arredondados, as divisórias são revestidas com madeiras preciosas e couro e as cabeceiras bordadas com madeira, madrepérola e bronze. Num nicho, estão expostos os famosos painéis de Lalique “Blackbirds & Grapes”, provenientes do comboio histórico. Os grandes sofás revelam-se no conforto de uma grande cama. Uma casa de banho e um closet completam o design destas luxuosas suites.
Projetado pelo Dimorestudio, estúdio global de arquitetura e design, o Expresso do Oriente La Dolce Vita adorna 12 cabines Deluxe, 18 suítes, uma suíte Honour e o restaurante, todos celebrando magistralmente o artesanato, o design e a criatividade das décadas de 1960 e 1970.
Em colaboração com renomados chefs e sommeliers locais e internacionais, os viajantes experimentarão um serviço 5 estrelas a bordo, saboreando a beleza e a excelência do “Made in Italy” através de vinhos italianos premiados e alta gastronomia exclusiva. Antes da partida, o lounge executivo do Expresso do Oriente receberá os passageiros oferecendo-lhes uma seleção de bebidas num espaço elegante, completo com serviços e pessoal dedicados para atendê-los com conselhos e recomendações para uma viagem inesquecível.
Além disso, irão surgir novos itinerários, que irão levá-lo através de oito países, ligando Roma a Paris, Istambul e Split, também com vistas panorâmicas, experiências culturais, históricas e gastronómicas exclusivas.