Durante a World Ocean Summit que decorreu em Portugal esta semana, a Blancpain – patrocinadora oficial do evento – apresentou um novo programa de investigação Beyond the Surface.
Sendo o patrocinador fundador da World Ocean Innitiative do Economist Impact, a marca de relojoaria Blancpain marcou presença na 11ª edição da World Ocean Summit, aproveitando a ocasião para apresentar o novo programa de investigação Beyond Surface (Além da Superfície).
Com apenas 8% do oceano sob qualquer forma de protecção marinha e apenas 2,9% totalmente ou altamente protegidos da pesca e de outros impactos humanos, The Economist, juntamente com o apoio da Blancpain, desenvolveu uma ferramenta que destaca as melhores práticas a levar a cabo nas Áreas Marinhas Protegidas (AMP), e que faz parte de um programa de investigação mais amplo denominado Beyond the Surface.
Esta ferramenta de mapeamento interactivo e website fornece dados, conhecimentos, instantâneos de vídeo e avaliações de pontuações em 10 AMPs seleccionadas, destacando as práticas de protecção marinha que estão a funcionar bem e aquelas que podem ser melhoradas. Desta forma, identifica os factores que contribuem para a eficácia das AMP, desde a sua concepção e desenho até à sua gestão e implementação e, em última análise, aos seus resultados.