A Van Cleef & Arpels apresenta a nova coleção de relógios secretos Ludo. Repleta de pureza e requinte, esta coleção é a reinterpretação de uma criação icónica de 1934.
O nome desta criação é uma brincadeira com a alcunha de um dos membros fundadores da Maison. A bracelete Ludo reminescente da silhueta de um cinto, acessório popular na época, foi um sucesso de lançamento em 1934. Destaca-se pela malha flexível e fivela engastada com pedras preciosas. Inspirados nesta bracelete, os primeiros relógios secretos Ludo foram criados em 1935.
Este ano, a Van Cleef & Arpels apresenta um novo design, em ouro amarelo guilloché, inspirado na técnica consagrada pelo tempo e utilizada pela Maison desde a década de 1910 em acessórios, objetos preciosos, joias e relógios. A técnica guilloché consiste em gravar delicadas linhas paralelas em metal precioso, madrepérola ou pedra.
Nesta nova versão, as linhas espalham-se como raios de sol, o que cria uma interação de luz com nuances que se altera com os movimentos do dia. Já as duas versões em ouro rosa revelam um engaste de safiras rosa ou diamantes, que expandem gradualmente de diâmetro desde o centro.
Os gemólogos da Maison recorrem à experiência para criar os engastes e compor um conjunto de pedras preciosas, que lhes dão brilho e intensidade iguais e fazem com que ecoem em harmonia. Tal como na criação original, a malha flexível dos elos da bracelete lembra um cinto, enquanto os elos, fazem lembrar um tecido fino, cuidadosamente montados à mão, para o máximo de articulação e flexibilidade. Mantendo a tradição dos relógios secretos da Van Cleef & Arpels, os dois círculos engastados com pedras preciosas abrem-se para revelar o mostrador deste relógio, em madrepérola branca guilloché.