Para comemorar duas décadas da icónica colecção Patrimony, a boutique Vacheron Constantin Lisboa abre as suas portas para a exposição "Patrimony Heritage", uma celebração do legado intemporal da marca suíça de alta relojoaria.
Até ao dia 6 de Maio pode visitar a exposição “Patrimony Heritage” na Boutique Vacheron Constantin, em Lisboa, e deixar-se transportar numa viagem desde os anos 50 até aos dias de hoje. A colecção Patrimony é muito mais do que apenas relógios; é um testemunho de elegância e mestria relojoeira que resistiu ao teste do tempo, permanecendo imune às flutuações das modas e tendências. Desde a sua origem, na efervescente década de 50, até hoje, a linha Patrimony tem sido uma expressão da modernidade, captando o espírito da época em cada um dos seus relógios.
Ao longo dos últimos 20 anos, a colecção evoluiu, incorporando complicações relojoeiras complexas sem perder a sua essência intemporal. Desde calendários perpétuos até complicações como repetição de minutos e calibres ultrafinos, a linha Patrimony continua a encantar os aficionados por relógios de todo o mundo, mantendo a sua sobriedade formal e distintos códigos de identidade.
A exposição apresenta uma selecção cuidadosamente curada de relógios que remontam às raízes da colecção Patrimony, destacando a sua pureza estilística e a harmonia entre excelência mecânica e discrição estética que são a marca registada da Vacheron Constantin.
“Disco Volante” Relógio de bolso – 1965 (Ref. 6345)
Este relógio de bolso está em perfeita sintonia com a era dos «anos sessenta», onde o estilo por vezes assumia liberdades extravagantes. Este modelo ultrafino em ouro rosa é a versão de bolso de um relógio apelidado de «Disco-Volante» pelos colecionadores italianos.
Caracteriza-se pela sua caixa biselada, também conhecida como «fio de faca» e concebida para acentuar a extrema finura do relógio, necessária para permitir a utilização do Calibre 1003. Esta referência está equipada com o lendário Calibre 1003 de corda manual de 9'''.
Em 1955, para comemorar o bicentenário da sua fundação, a Vacheron Constantin intensificou a promoção dos modelos ultrafinos, apresentando três relógios equipados com a primeira versão do movimento mecânico mais fino do mundo, o Calibre 1003. Este movimento de 120 peças é pouco maior que uma moeda com apenas 1,64 mm de espessura e continua a ser até hoje, um dos calibres mais finos do mundo.
Toda a experiência da Maison também é expressa nos acabamentos do relógio, do polimento escovado da caixa, ao acabamento polido em pedra da luneta e aos subtis efeitos de luz que atuam no mostrador prateado com raios de sol.
Relógio de pulso com bracelete – 1958 (ref. 6264)
Concebido na década de 1950, quando a elegância voltou a estar em primeiro plano, este relógio redondo convencional ultra plano personificava o estilo clássico da Vacheron Constantin, oferecendo simultaneamente uma fiabilidade excecional. A ausência de decoração com elementos estranhos e o design controlado são tudo o que é necessário, desde que cada detalhe sirva para acentuar as linhas limpas e a beleza de um design intemporal.
Este relógio em ouro amarelo de 1958, conhecido como Referência 6264 e parte da coleção privada da Maison, serviu de inspiração para a coleção “Patrimony” com a sua abordagem deliberadamente minimalista. A coleção é inteiramente composta por relógios redondos que apostam decididamente no essencial, num estilo requintado que representa a sua força e charme. Este relógio é representado por um mostrador prateado pontuado apenas por índices radiantes. A caixa, que opta por uma ampla abertura no mostrador, está equipada com saliências muito curtas para não perturbar as formas delicadamente equilibradas e a elegância de um modelo semiplano típico desta época.
Para se ajustar ao formato estreito da caixa, este relógio apresenta um movimento de notável elegância; o movimento de corda manual calibre 1002, com segundos centrais.
Relógio de pulso com bracelete – 1976 (ref. 34001)
A referência 34001 oferece um design perfeitamente alinhado com as tendências artísticas da relojoaria dos anos 70: minimalismo estético, mostrador monocromático de um toque, asas e uma caixa fina. A ausência de decoração com elementos estranhos e o controlo do design são determinantes para acentuar as linhas limpas e a beleza de um design intemporal. Este relógio ultra plano personifica o estilo clássico da Vacheron Constantin, simultaneamente oferecendo enorme fiabilidade.
Este relógio está equipado com o calibre 1014, um movimento de corda manual ultrafino. Os seus acabamentos evidenciam a intransigência da Vacheron Constantin na abordagem à relojoaria mecânica, contando com a sofisticação estética como um dos seus maiores trunfos.