As celebrações do 70.º aniversário do Blancpain Fifty Fathoms continuam, agora com um modelo em bronze-ouro que traz de volta o visual Mil-Spec original do final dos anos 1950.
Em ano de aniversário do Fifty Fathoms, a Blancpain já revelou várias novas versões do seu emblemático relógio de mergulho. Começou por apresentar um Fifty Fathoms de 42 mm de edição limitada (Act 1), seguido pelo impressionante Tech Gombessa, desenvolvido para mergulho a grandes profundidades (Act 2) e, mais recentemente, surpreendeu com a colaboração Blancpain x Swatch. Agora, a manufactura suíça revela o terceiro acto (Act 3) desta colecção de aniversário com um relógio em bronze-ouro directamente inspirado nos modelos vintage MIL-SPEC em prata alemã, recuperando o visual muito apreciado dessas versões militares.
Criado em 1953 por Jacques Fiechter, então CEO da Blancpain e fã de mergulho, o Fifty Fathoms é indubitavelmente um dos mais emblemáticos relógios de mergulho da história da relojoaria. Nascido como um relógio ferramenta militar, o Fifty Fathoms incorporou as características arquetípicas do género moderno de relógios de mergulho como um modelo robusto e altamente legível, resistente à água até grandes profundidades (91 metros) e equipado com uma luneta giratória unidireccional para cronometrar mergulhos.
Com o desenvolvimento do mergulho militar, profissional e recreativo, o Fifty Fathoms obteve grande sucesso e inúmeras versões do relógio foram lançadas ao longo dos anos. Foi escolhido pelos pioneiros do mergulho e pela elite do Corpo de Fuzileiros Navais como instrumento profissional de cronometragem. No final da década de 1950, com a necessidade de aumentar a segurança dos mergulhadores, foi incorporada uma funcionalidade adicional: um indicador circular de estanqueidade constituído por um disco colorido. A manutenção da sua cor original permitia aos mergulhadores verificar se a resistência à água não tinha sido comprometida. Estava presente no mostrador do modelo Fifty Fathoms conhecido como “MIL-SPEC” (para Especificação Militar), que era utilizado por nadadores de combate americanos.
Embora não seja a primeira vez que a Blancpain revisita este visual de inspiração militar e indicador de humidade, o Fifty Fathoms 70.º Aniversário Act 3, limitado a 555 exemplares, destaca-se pelo seu esquema de dois tons preto-bronze e pelo design de caixa fiel às primeiras edições do relógio Fifty Fathoms. Assim, para relembrar a cor da prata alemã utilizada nos modelos históricos, o novo Fifty Fathoms é produzido em bronze-ouro, uma liga com 37,5% de ouro e 50% de cobre que pode ser usada em contacto directo com a pele e é mais resistente à corrosão do que as ligas de bronze padrão.
Além do distintivo indicador de humidade, o mostrador preto mate e a luneta giratória com inserção de cerâmica preta apresentam Super-LumiNova vintage que combina com a cor da caixa, proporcionando excelente contraste e legibilidade. O logotipo da Blancpain utiliza a fonte vintage e, ao contrário dos MIL-SPECs originais, é combinado com as palavras Fifty Fathoms. Produzida a partir de redes de pesca recicladas, a pulseira NATO em dois tons dá o toque final.
Já a caixa de 41,30 mm capta a sensação dos modelos originais da década de 1950, com as suas asas e flancos rectos, a luneta grande e plana emoldurando um vidro em relevo e entalhes finos na periferia e uma coroa desprotegida. Nesse aspecto, parece muito diferente da caixa clássica que vemos na maioria dos relógios Fifty Fathoms modernos. No entanto, é uma construção moderna. A luneta giratória unidireccional apresenta uma inserção de cerâmica e o vidro em forma de caixa é em safira anti-riscos. A coroa é aparafusada e a resistência à água agora é avaliada em 300 metros. Por último, ao contrário do modelo original, o fundo da caixa aparafusado está agora equipado com um vidro de safira com vista para o calibre 1154 P2.
Derivado do clássico Blancpain 1150, este fino calibre automático funciona a uma frequência de 3 Hz e possui uma reserva de marcha substancial de 100 horas, graças a dois tambores. Pela primeira vez, a resistência aos campos magnéticos deste movimento foi aumentada para 1.000 Gauss com uma espiral em silício e ligas exclusivas para o escape. O balanço apresenta uma arquitectura de mola livre com parafusos de ajuste dourados. O calibre 1154 P2 possui ainda pontes ampliadas para o diâmetro do movimento e o formato da massa oscilante é inspirado no rotor histórico e é decorado com um logotipo vintage.