A fusão entre anatomia e medicina, através das suas “esculturas usáveis”.

A decorrer na Boutique dos Relógios Avenida Art

Aliando o interesse médico-cirúrgico à formação em joalharia, Olga Noronha tem vindo a desenvolver uma linguagem única na relação corpo-jóia, manipulando materiais médicos e convertendo-os em objectos-esculturas que se fundem com a anatomia humana.

BIOGRAFIA

 

Olga Noronha nasceu em 1990, no Porto, é Doutorada e Mestre em Investigação de Design pelo Goldsmiths College, University of London, e é licenciada em Design de Joalharia pelo Central Saint Martins College of Art & Design, em Londres, tendo o seu projecto “Joalharia Medicamente Prescrita” sido considerado o melhor trabalho nos últimos 21 anos do curso e, assim, adquirido por aquela faculdade para integrar o seu espólio privado.

O trabalho desenvolvido por Olga Noronha flutua entre áreas distintas, caracterizadas por contrastes e dicotomias que visam conjugar o pragmatismo científico e o conceptualismo da arte. 

Essencialmente focada na análise artística e filosófica de actos e rituais médico-cirúrgicos (“Joalharia Medicamente Prescrita” ®), reitera o seu fascínio pela possibilidade de se ‘intrometer’ numa relação de rejeição subconsciente e ao mesmo tempo visceral, com a necessidade fulcral da intromissão de ‘corpos estranhos’ no corpo humano.

Espoletada pela sua ligação à ModaLisboa (desde 2013), atenta à criação de peças que relacionem a robustez do mecânico e tecnológico e a elegância e delicadeza da matéria per se. Defende assim que cada peça deverá veicular algo mais que uma simples ideia de acessório/adereço; a jóia como escultura, que tanto vive em contacto directo com o corpo do utente, como também é apreciada e sentida de um ponto de vista “exterior” - a obra de arte, digna de audiência.

Com múltiplas exposições e publicações nacionais e internacionais nas áreas do design, ciência e arte, a obra de Olga Noronha integra várias colecções públicas e privadas. 

Actualmente, a artista é curadora da Sala Futuro do Museo Del Gioiello Vicenza, em Itália.