As novidades para 2023 da marca suíça de origem italiana Panerai centram-se na linha Radiomir e reúnem a linguagem de design característica da marca com novas combinações de cores e movimentos.
Entre as colecções Panerai, a colecção Radiomir ocupa um lugar especial. Afinal, o primeiro Panerai, produzido na década de 1930, consistia num conjunto de fios soldado a um relógio de bolso, e esse relógio especial foi baptizado de “Radiomir” por possuir um mostrador pintado de rádio, que proporcionava visibilidade no escuro e debaixo de água. Em 2023, a Panerai revisita a colecção Radiomir através de várias novidades.
Radiomir Quaranta Goldtech PAM01026
A contemporânea interpretação do Radiomir, o Radiomir Quaranta, surge agora no material Panerai Goldtech™. Assim, o Radiomir Quaranta Goldtech™ é apresentado numa caixa Goldtech™ polida, combinada com um mostrador branco escovado e uma correia em pele de crocodilo castanho mate.
Uma fiel homenagem às suas origens, o Radiomir Quaranta, é uma interpretação contemporânea do primeiro relógio da marca, trazendo o visual dos lendários mergulhadores da Marinha da década de 1940 para os amantes de relógios do século moderno. Minimalista, o Radiomir Quaranta apresenta elementos ligados às suas origens, detalhes icónicos e precisão reinventados.
O novo relógio é alimentado pelo movimento de corda manual, Calibre P.900, que oferece uma reserva de marcha de 3 dias.
Radiomir Calendário Anual PAM01363 & PAM01432
Segundos, minutos, horas, dias e agora, os meses do ano disponíveis no novo movimento da Panerai: o Annual Calendar. Desenvolvida especificamente para a colecção Radiomir, esta é a primeira complicação de calendário anual da Panerai.
A Panerai sempre se caracterizou por desenvolver movimentos com uma legibilidade clara e imediata e o novo calendário anual não é excepção. De facto, o mostrador permite claramente exibir as informações completas necessárias. A data é exibida às 3 horas com o dia e a data através de duas janelas no mostrador. O mês é exibido num disco móvel externo, indicado por uma linha fixa às 3 horas. A cada troca de mês, um eixo de comando no movimento permite que o disco gire de uma só vez, fazendo com que as informações mudem instantaneamente. Além disso, a alteração dos meses de 30 e 31 dias é feita automaticamente pelo mecanismo.
O Calibre P.9010/AC automático de 40 jóias, que pode ser visualizado através do vidro de safira na parte de trás do relógio, opera a uma frequência de 4Hz (28.800 alt/h) e oferece uma reserva de marcha de 3 dias.
Radiomir California PAM01349
O Radiomir California PAM01349 é o primeiro mostrador California a ser fabricado em 45 mm, tendo sempre sido produzido em 47 mm. Inspirado na referência 3646 dos arquivos da Marca, o Mostrador California da Panerai caracteriza-se pela alternância de algarismos romanos e árabes, índices de barra e uma faixa de minutos. As horas 10, 11, 1 e 2 são marcadas com algarismos romanos, enquanto as horas 4, 5, 7 e 8 são gravadas com algarismos árabes, resultando num mostrador onde cada metade é diferenciada por dois tipos diferentes de numerais. Com uma caixa em Brunito eSteel™, um acabamento totalmente novo e inédito na história da Panerai, o relógio exibe um visual vintage característico.
O novo modelo é resistente à água até 100 metros e apresenta um fundo em vidro de safira, através do qual é possível observar o movimento de corda manual Calibre P.5000, com 8 dias de reserva de marcha.
Radiomir Otto Giorni PAM01347
Uma homenagem ao Radiomir original e ao seu legado duradouro na criação de interpretações modernas da Panerai, as novas referências Radiomir Otto Giorni apresentam uma forte estética vintage. Com um visual retro, inspiram-se no primeiro protótipo do Radiomir de 47 mm de 1935. Na altura, as suas dimensões e design foram pensados para responder à necessidade de uma maior legibilidade em águas muitas vezes turvas perto de portos militares. A robustez, resistência à água e legibilidade consagraram-no como um instrumento procurado em diferentes unidades militares para várias missões.
Para atender aos exigentes requisitos militares, a família Panerai melhorou continuamente o modelo original, introduzindo elementos que incluem o agora icónico mostrador em sanduíche, para tornar os índices horários e números ainda mais legíveis e luminescentes.